O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça e Membro do Comitê Gestor do SAJ, Paulo César Zeni, participou da reunião de trabalho “SAJ Tech Day”, em Florianópolis (SC). O encontro ocorreu na sede da Softplan - empresa desenvolvedora da solução e a maior nesta área no Brasil.

Na ocasião, Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça que estão adotando o sistema SAJ6 tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, as novidades do sistema, com os recursos de tecnologia mais modernos da Justiça brasileira.

“O SAJ6 foi desenvolvido com base nas premissas de operação em nuvem, inteligência artificial e foco na experiência do usuário. A transição entre o SAJ atual e a nova tecnologia será realizada progressivamente ao longo de 2020 e 2021, respeitando o planejamento de cada instituição”, explica Ilson Stabile, Diretor Executivo da Softplan.

As primeiras mudanças no sistema já começaram a aparecer para os usuários com a atualização do layout do SAJ, que está com uma interface mais moderna, permitindo uma organização ainda melhor das informações, destacando-as de acordo com a prioridade com que devem ser trabalhadas.

O Promotor de Justiça e Membro do Comitê Gestor do SAJ do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Paulo César Zeni, elogiou o encontro por reunir representantes do Judiciário e do Ministério Público, ambos usuários do sistema. “Ele é muito importante, pois ajuda a entender os pontos de interseção entre as duas instituições. A sexta versão do SAJ chegou no momento adequado, o que nos permitirá dar o salto para o modelo seguinte com mais eficiência”, enfatizou.

A sexta geração do SAJ é nativa para computação em nuvem. Durante o encontro, as instituições conheceram em detalhes as especificações e a jornada para migrar o sistema para ambientes “cloud”. Mais uma vez, essa transição será feita de acordo com as necessidades e o planejamento de cada Tribunal ou Ministério Público.

“A nuvem garante aumento de performance para o sistema e economia de custos para as instituições. Também facilita e agiliza as atualizações e entregas de funcionalidades e módulos para os usuários”, afirma Luis Fernando Fausto, Diretor de Tecnologia da Softplan.

Durante a programação do “SAJ Tech Day”, os participantes conheceram também a LEIA (Legal Intelligent Advisor), inteligência artificial que gerencia todas as automações no SAJ6. A LEIA foi desenvolvida pelo Centro de Competência em Inteligência Artificial da Softplan, o primeiro laboratório de Ciência de Dados aplicada à Justiça no Brasil.

Com base em técnicas como RPA (Robotic Process Automation), Processamento de Linguagem Natural e aprendizado autônomo, a tecnologia facilitará o trabalho nos gabinetes e oferecerá resultados amplos em indicadores de prestação jurisdicional.

Um dos destaques do sistema é o Gabinete Digital, ambiente virtual em que Promotores de Justiça e Magistrados podem concentrar suas atividades de forma personalizada. Essa funcionalidade foi desenvolvida com um novo conceito de gestão de produto, que leva em conta as necessidades dos usuários e garante entregas mais rápidas e efetivas.

Texto: Elizete Alves - com informações da Softplan