Os moradores de Japorã (MS) foram às urnas neste domingo (1º/11) escolher o Prefeito que comandará o Município em mandato de apenas um ano. A eleição suplementar foi convocada após o afastamento dos administradores anteriores a pedido do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Moisés Casarotto, que atuava na comarca à época. De acordo com ação do MPMS, houve infração à lisura do processo eleitoral.

Nessa nova eleição, os moradores tiveram apenas uma opção de candidato, após a Justiça Eleitoral indeferir o pedido da outra chapa que havia decidido participar da disputa. Sendo assim, o pleito teve candidato único, o Presidente da Câmara de Vereadores e Prefeito interino, Paulo César Franjotti.

Segundo a Promotora de Justiça Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto, que atua na comarca, a realização de eleições suplementares para Prefeito e Vice-Prefeito de Japorã denotam a importância da atuação do Ministério Público Estadual no combate a todo tipo de corrupção. Ela ressaltou também que nessa nova eleição, o MPMS atuou com o empenho de sempre e com o apoio de servidores das Polícias Civil, Militar e Federal, bem como da Segurança Nacional, Capitania da aldeia Porto Lindo e da Assessoria Militar do Ministério Público. “Os trabalhos foram tranquilos e a população pôde eleger seus novos representantes, participando e efetivando a democracia”, acrescentou.

Segundo informado pelo Cartório Eleitoral de Japorã, não houve nenhum registro de problema durante a votação. Ao todo foram instaladas 21 urnas eletrônicas, sendo 9 na cidade, 5 no Distrito de Jacareí e 7 na Aldeia Porto Lindo.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Foto: Promotoria de Justiça e Cassia Renata/Divulgação