O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e a 1ª Promotoria do Patrimônio Público e Social de Fátima do Sul desencadearam na manhã desta quarta-feira (11/12) a Operação “Vila Brasil”, para o cumprimento de 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fátima do Sul e Vicentina.

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 2ª Vara de Fátima do Sul e tiveram como destino três empresas, a Prefeitura Municipal de Vicentina e a residência dos envolvidos. A Operação “Vila Brasil” tem como foco desbaratar a associação criminosa voltada à pratica dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.

Operação “Vila Brasil”

As investigações tiveram início em 2018 e têm por objetivo apurar contratos celebrados pelo Município de Vicentina com empresas constituídas em nome de “laranjas” para ocultar os vínculos de propriedade de servidores públicos.

Essas empresas eram contratadas sem licitação ou com direcionamento, nos casos em que a associação criminosa não conseguia implementar a dispensa do certame. Apurou-se ainda que uma das empresas envolvidas no esquema, pertencente a um servidor municipal, atua em desacordo com as normas ambientais.

A operação leva esse nome porque o Município de Vicentina, antes de ser elevado, era situado na região conhecida como Vila Brasil.

Texto: Waléria Leite – jornalista/Assessora de Comunicação com informações do GAECO