Momento histórico para o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, pela primeira vez um Promotor de Justiça ocupará o cargo mais alto na hierarquia Institucional. Com 0% de abstenção de Procuradores e Promotores de Justiça, a eleição para o cargo máximo do Ministério Público de Mato Grosso do Sul para o biênio 2020-2022 foi encerrada na tarde desta sexta-feira (3/4).

O Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda obteve 191 votos; Paulo César Zeni, 120 votos; Ricardo de Melo Alves, obteve 107; e Ricardo Rotunno, 54 votos.  Houve apenas um voto nulo.  Assim, saiu a lista tríplice dos mais votados e um deles será escolhido pelo Governador do Estado.

A votação ocorreu pelo Sistema de Eleição Eletrônica, trazendo segurança e agilidade aos Membros, que receberam todo o suporte tecnológico para garantir o seu voto. Essa foi a medida adotada pelo MPMS em virtude da pandemia da COVID-19.

O resultado da eleição foi divulgado pela Comissão Eleitoral presidida pelo Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli e composta também pelos Procuradores de Justiça Hudson Shiguer Kinashi; Mauri Valentim Riciotti; Irma Vieira de Santana e Anzoategui; e Olavo Monteiro Mascarenhas.

Os trabalhos do processo eleitoral foram secretariados pela Secretária-Geral do MPMS, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa.

Para garantir a legitimidade da eleição, o processo todo envolveu um auditor e técnicos especialistas em Inteligência, Segurança de Dados e Tecnologia da Informação.

A votação encerrou às 17 horas, com a divulgação imediata do resultado.

Confira as fotos da eleição aqui.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS