Diante do cancelamento ou adiamento de eventos com grande participação de pessoas em razão da epidemia do novo coronavírus (COVID-19), a Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul transmitiu, na tarde desta terça-feira (14/4), a live “Papo de Escola” - Atuações do MPMS no Enfrentamento à Pandemia” com integrantes da Força-Tarefa.

A live foi transmitida ao vivo pelo sistema microsoft teams feita pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), supervisionada pelo Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa.

Ao fazer a abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, parabenizou todos os colegas que estão completando 12 anos de Instituição e enfatizou que “o momento em que estamos vivendo de pandemia é um momento singular, inédito e que nenhum de nós tínhamos enfrentado anteriormente. É importante em um momento como esse ter coesão, unidade e foco. Logo no início, quando comecei a perceber a gravidade da situação, decidi formar a força-tarefa que foi idealizada para que possamos ter sentido de unidade em nossa atuação. A independência funcional é um valor, um princípio esculpido na Constituição que nos é muito caro, mas numa situação como a que o Brasil, o mundo vivencia, o Ministério Público precisa sim ter o sentido de unidade. É importante aqui no Mato Grosso do Sul fazer o que nós estamos fazendo, essa unidade de atuação. É por isso que essa live é importante para que possamos dissipar dúvidas e alinhar a atuação neste momento tão difícil que estamos atravessando”.

A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do MPMS, Jaceguara Dantas da Silva, iniciou dizendo que “o clima que estamos vivendo, ocasionado pela pandemia, refletiu não só em nossos trabalhos, mas também em nossas vidas. O calendário presencial da ESMP, por ora, está comprometido nesse primeiro semestre, o que vai exigir de nós muita criatividade e, principalmente, o manejo da tecnologia. A Escola Superior, com o objetivo de dar prosseguimento nas atividades, pensou em diversas alternativas, dentre delas serão essas conversas de videoconferência ou lives, para discutirmos diversos temas relacionados à pandemia. Temáticas como essas vão permear as demais áreas de atuação do Ministério Púbico Estadual, e é nesse sentido que estamos dando sequência nesse diálogo”, pontuou.

Em seguida, os Promotores de Justiça Ana Cristina Dias e Luciano Loubet, abordaram o tema exaltando as medidas adotadas e os resultados dos trabalhos do MPMS.

A mediação foi feita pela Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do MPMS, Jaceguara Dantas da Silva.

Sob a coordenação da Promotora de Justiça do Núcleo da Cidadania, Ana Cristina Carneiro Dias, a Força-Tarefa conta ainda com os Promotores de Justiça Fabio Ianni Goldfinger, Fabrícia Barbosa Lima, Luciana do Amaral Rabelo, Luciano Furtado Loubet, Fabricio Proença de Azambuja, e Renata Ruth Fernandes Goya Marinho.

O objetivo do grupo é atuar em várias frentes envolvendo a COVID-19, padronizar e uniformizar a atuação de todos os Membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Texto e Fotos: Elizete Alves/jornalista – Assecom MPMS