O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul conta com 101 projetos habilitados a concorrer ao “Prêmio CNMP/Edição 2020”. A lista foi divulgada nesta segunda-feira (18/5) pela Secretaria Executiva, formada por Membros e servidores da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP).

Ao todo, 1.213 projetos foram habilitados a disputar o prêmio nas nove categorias existentes. Todas as unidades e ramos do Ministério Público tiveram projetos inscritos. Esses trabalhos já passaram pelas fases da inscrição, da divulgação dos pré-habilitados e da análise dos recursos interpostos.

Nas categorias do CNMP, os projetos do Ministério Público Estadual voltados à Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Defesa dos Direitos Fundamentais, Comunicação e Relacionamento, e Redução da Criminalidade foram destaques. No total, 62 projetos destas categorias foram habilitados.

Agora, terá início a primeira fase de julgamento, em que serão elaborados os cadernos de projetos dentro das respectivas categorias, que serão submetidos à comissão julgadora. A cerimônia de premiação está prevista para acontecer em novembro, junto ao “I Congresso do Ministério Público Brasileiro”.

Prêmio CNMP

O Prêmio CNMP é um instrumento para identificar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.

Os projetos inscritos concorrem nas seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Redução da Criminalidade; Redução da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão; e Tecnologia da Informação. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria.

Podem participar do Prêmio CNMP Membros e servidores dos diversos ramos e unidades do Ministério Público brasileiro, com exceção dos Conselheiros do CNMP, membros auxiliares do CNMP, integrantes do Conselho Gestor, da Comissão Julgadora e da Secretaria Executiva do Prêmio CNMP.

O Banco Nacional de Projetos

O Banco Nacional de Projetos, produto do Planejamento Estratégico Nacional, é ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas no Ministério Público brasileiro.

É por meio do Banco Nacional de Projetos que as unidades do Ministério Público brasileiro cadastram projetos de autoria de seus Membros ou servidores, com o objetivo de torná-los acessíveis às demais unidades, ao Poder Público e à sociedade em geral.

Veja aqui a lista dos projetos habilitados por categorias.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações do CNMP