O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), com o apoio dos Batalhões de Choque e do BOPE, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (18/6) a Operação “Omertà III – Armagedom”.

As Corregedorias da Polícia Civil e Militar foram acionadas para participar do cumprimento dos mandados de busca e apreensão devido à presença de membros de ambas as instituições. Os policiais civis envolvidos e investigados na Operação Omertà estavam lotados na 2º DP, de Campo Grande, e na Delegacia de Homicídios, também na capital.

O objetivo da terceira fase da Operação, nessa manhã, foi de desbaratar organização criminosa atuante em Mato Grosso do Sul, especialmente na região de fronteira, dedicada à prática dos mais variados crimes, dentre eles o tráfico de armas, homicídios, corrupção e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Ponta Porã, Ivinhema e, com o apoio do GAECO de São Paulo, em Peruíbe, interior daquele Estado.

Durante as investigações, apurou-se que a organização criminosa chefiada por Jamil Name e Jamil Name Filho, objeto da primeira fase da Operação “Omertà”, atuava em conjunto com a organização criminosa foco da operação deflagrada nessa quinta-feira, apoiando-se para a prática de crimes que vão desde comercialização de armas de fogo entre si, até o planejamento e execução de homicídios para a efetivação de suas ações. Durante as investigações ficou evidenciado que ambas as organizações criminosas se valiam do auxílio de agentes estatais de segurança pública.

Seis Promotores de Justiça integrantes do GAECO e aproximadamente 200 policiais, participaram da Operação "Omertà III – Armagedom".

 

Texto: Waléria Leite - Jornalista

Fotos: GAECO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Waléria Leite - Jornalista

Fotos: GAECO