COVID-19

Início de semana estratégico para o combate à baixa adesão ao isolamento social que vem ocorrendo regularmente em Campo Grande. Na segunda-feira (20/7), no período da manhã, estiveram reunidos na sede do Governo do Estado, o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Governador, Reinaldo Azambuja; o Prefeito, Marcos Marcello Trad; o Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública de MS, Antonio Carlos Videira; e o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Paulo Gimenez. Na pauta, o cumprimento das medidas de combate à COVID-19.

No período da tarde, na sede da Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social (SESDES) foi o momento de traçar as estratégias de ação e os pontos de Campo Grande a serem fiscalizados como objetivo de orientar e cobrar o cumprimento efetivo do decreto municipal. As equipes se reuniram no Paço Municipal. Estavam presentes representantes do MPMS, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR), bem como fiscais da Vigilância Sanitária e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito. No início da noite, já com as equipes montadas e os destinos traçados, eles seguiram cobrindo sete regiões de Campo Grande.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, lembrou que infelizmente a falta de consciência social, empatia e precaução de parcela minoritária da população em evitar a contaminação em massa da pandemia mundial da COVID-19 vêm dificultando o controle da doença. Com isso, aqueles que cumprem e respeitam as regras podem ser prejudicados com medidas mais restritivas. “Muitas pessoas insistem em fazer festas privadas com aglomerações e insistem em roda de tereré. Com o crescimento exponencial e a ocupação rápida dos leitos de UTI que vem ocorrendo hoje, dia a dia, a preocupação é muito grande. Todos precisam efetivamente colaborar no combate a esta pandemia e evitar o colapso de nosso sistema de saúde e da economia”, concluiu o Chefe do Ministério Público.   

Na região do Prosa também foram encontrados alguns comerciantes descumprindo o decreto municipal. Porém, a maioria foi receptiva, muitos entenderam o trabalho e receberam orientação. Para o Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Junior, que acompanhou a equipe nessa região: “Esse enfrentamento ao coronavírus é novo para todos nós. Precisamos tomar providências, as estatísticas só aumentam, e essa integração das Instituições é uma atitude louvável do Procurador-Geral de Justiça. As pessoas precisam se convencer da necessidade do isolamento social. Infelizmente, em situações extremas como a que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus, os impactos sociais, econômicos, culturais e políticos são inevitáveis”.

O Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior, Presidente da Associação dos Membros do MPMS, acredita que esse é um momento que exigiu um esforço conjunto das Instituições no sentido de fiscalização com o objetivo primordial de orientação a empresários e à população de Campo Grande, sobre a necessidade de seguir o decreto da Prefeitura e evitar um colapso. “O Ministério Público está trabalhando desde o início na prevenção e continua atuando junto aos órgãos competentes para fazer o melhor para a população sul-mato-grossense”.

Segundo a Promotora de Justiça Paula da Silva Volpe, que integrou a equipe na região do Anhanduizinho, a intenção é de orientar e fiscalizar nas ocasiões em que houver necessidade: “Para nós é motivo de muita satisfação, exercida com o maior cuidado e responsabilidade. Podemos fazer muito, todos juntos, como Instituição, em prol da sociedade, e a população sempre poderá contar com o Ministério Público nesse e em tantos outros desafios”.

A região do Imbirussu foi considerada tranquila, assegurou a Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres: “Alguns poucos comércios abertos, todos no ramo de alimentação. Foi um trabalho voltado à orientação e à conscientização dos comerciantes. Acredito que a participação do Ministério Público, respaldando a atuação dos fiscais e da polícia, foi de grande importância, pois mostramos aos cidadãos que não estamos alheios a uma das questões mais relevantes da pandemia, que é a saúde da população”.

A Promotora de Justiça da Saúde Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, que estava acompanhando uma das equipes, fez questão de frisar que esse relevante momento não é só Campo Grande que vive, mas o mundo atravessa uma impactante situação da pandemia da COVID-19, e que já foi comparada à Gripe Espanhola, que dizimou milhares de vidas. “Importantíssima a iniciativa do MPMS de agregar forças com os Poderes Públicos para defender a sociedade das nefastas consequências do descumprimento das orientações das autoridades sanitárias. É gratificante poder somar com esses valorosos colegas de MP. E com certeza, toda a sociedade agradece porque o colapso do sistema de saúde pode ser público e privado, atingindo a todos. Somente somadas as forças venceremos a luta contra o coronavírus.”

 

Texto - Waléria Leite – Jornalista/Assessora de comunicação

Foto capa: Ana Carolina Vasques