Foi realizada na manhã desta quarta-feira (1º/7), a primeira coletiva de imprensa on-line “Campo Grande precisa de todos!”, com a participação do Ministério Público do Estado, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, representados pela Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, titular da 32ª Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública; pelo Procurador da República/Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves; e pela Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho/24ª Região, Cândice Gabriela Arósio.

A iniciativa dessa coletiva, segundo os Procuradores e a Promotora de Justiça, se faz necessária diante do grave problema de saúde pública enfrentado em Mato Grosso do Sul, devido à pandemia da COVID-19. Filomena Fluminhan lembrou que "o Estado tem se mantido com baixos índices de isolamento social, conforme o último boletim divulgado em 29/6/2020, com taxa de apenas 50,82%, ocupando a 10ª colocação entre os estados, enquanto que, dentre as Capitais, Campo Grande aparece em 15ª posição no ranking, com a reduzida taxa de isolamento de 50,56%, bem abaixo da recomendada (acima de 60%)".

De acordo com a Promotora de Justiça da Saúde Filomena Aparecida Depólito Fluminhan, que coordenou os trabalhos: “Esse é um alerta à população de Campo Grande, para que adote e intensifique as medidas de prevenção. Que fique em casa. Saia somente para o necessário e permaneça em sua residência durante o horário do toque de recolher. É muito importante que as exigências feitas pelos Decretos Municipais sejam fielmente cumpridas por todos, ninguém está livre. Precisamos desse comportamento para que não sejam necessárias medidas restritivas mais drásticas”.

A Procuradora-Chefe do MPT da 24ªregião, Cândice Arósio, alertou: “Não estamos mais em situação confortável. A tranquilidade acabou. Precisamos agora de atenção. Todos os esforços estão sendo feitos. Como estávamos acostumados a ficar em último no ranking, ficamos mais dispostos a circular. Porém, essa não é mais nossa realidade hoje. Nosso desafio é cumprir as normas sanitárias para contermos a propagação do vírus. Por isso, convocamos a população de Campo Grande a nos ajudar a conter a COVID, para conseguirmos uma atuação mais eficaz, com prevenção”.

O representante do Ministério Público Federal, Procurador da República Pedro Gabriel Siqueira, falou sobre o momento de incerteza, de conhecimento científico, e fez um balanço dos trabalhos do Ministério Público. Lembrou que a transparência das informações é importante para a tomada de decisões. Ainda, fez um convite à imprensa, para que ajude os Ministérios Públicos a conclamar a população para viabilizar a superação desse período difícil, com a prevenção e o uso dos protocolos de biossegurança. “É fundamental que a população adote as medidas de segurança, fazendo o uso de máscaras e evitando aglomerações. Nós acompanhamos os indicadores de outros estados e não queremos que Campo Grande chegue a números alarmantes”.

 

Segue, aqui, Nota Pública Conjunta.

 

Waléria Leite – jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem: Marketing