O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, com apoio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC/MS) e dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MS, GAECO/SP, GAECO/PR, GAECO/CE e GAECO/PI), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1º/7), a Operação “Redime”, que objetivou o cumprimento de 19 (dezenove) mandados de busca e apreensão nesta Capital, no interior do Estado e em mais quatro Estados da Federação (SP, PR, CE e PI).

A operação é originária de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) que tramita na 31ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Campo Grande e apura a ocorrência dos crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e delitos correlatos. Os fatos relacionam-se a um suposto esquema criminoso que teria fraudado licitação para a contratação de empresa especializada em locação de equipamentos médico-hospitalares no Estado de Mato Grosso do Sul, contrato este firmado em 2015, e que vem sendo aditivado desde então, ultrapassando o montante de 120 milhões de reais em valores pagos pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Campo Grande e cumpridos por 17 Promotores de Justiça, 15 servidores do MP, 70 Policiais Militares e 4 Policiais Civis, tendo como alvos pessoas físicas e jurídicas.

Foram apreendidos documentos, agendas, registros contábeis, anotações, comprovantes de movimentações bancárias, computadores, notebooks, dinheiro em espécie, além de aparelhos de telefonia móvel.

Texto: Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, GECOC – Grupo Especial de Combate à Corrupção do MP, GAECO – Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado do MP

Imagens: GAECO