Na tarde desse sábado (11/7), na divisa dos Estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, foi realizada a Operação “Contenção II” com o objetivo de fazer diligências e inspeções destinadas à fiscalização nas encostas de áreas públicas de banho e clubes recreativos, para conferir o cumprimento das medidas restritivas impostas pelo poder público de ambos os Estados para a contenção e prevenção de contágio pela COVID-19.

Além do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, participaram da segunda fase da Operação “Contenção II” a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária dos dois Estados, com o planejamento estratégico da Delegada de Polícia Eva Maira Cogo da Silva.

Diligências foram efetuadas em várias áreas públicas de uso comum, localizadas no entorno do Rio Paranaíba, dos dois lados da divisa MS/MG, a fim de verificar o cumprimento das normas previstas no Decreto nº 15.396/20, do Estado de MS, no Decreto Municipal nº 657/2020 e na Lei Federal nº 13.979/20.

O Ministério Público de Minas Gerais participou do cumprimento das medidas sanitárias por meio dos Promotores de Justiça de Iturama, Roberto Carlos Alves de Oliveira Júnior e Silvana de Oliveira. O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, Ronaldo Vieira Francisco, que acompanhou de perto as diligências, o qual constatou que: “Nenhuma irregularidade foi encontrada nos lugares inspecionados. Um exemplo que deve ser seguido por todos”.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de comunicação

Fotos: Acervo - 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba