Diante do constante aumento dos casos e números de internados na Capital e, considerando o último decreto do município que flexibilizou o funcionamento da atividade econômica, o Ministério Público Estadual, representado pela Promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, Coordenadora da Força-Tarefa do MPMS, e pela Promotora de Justiça da Saúde de Campo Grande, Luciana do Amaral Rabelo, iniciou, hoje, fiscalização, tendo visitado dois hospitais de Campo Grande.  

O objetivo é realizar um diagnóstico sobre a real situação de recursos humanos, insumos e leitos de UTIs na Capital e analisar se será possível a ampliação dos mesmos, conforme vem sendo anunciado pelos gestores públicos.  As Promotoras de Justiça estavam acompanhadas por uma equipe formada por servidores do MPMS (sanitarista, enfermeiro e técnico de informática) e deram início à fiscalização na manhã desta segunda-feira (3/8).

No período matutino, as Promotoras de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias e Luciana do Amaral Rabelo estiveram no Hospital Regional e na Central de Regulação de Internação Hospitalar da Prefeitura de Campo Grande. No período da tarde, foram recebidas na Santa Casa de Misericórdia pelo Coordenador do Núcleo Interno de Regulação da Santa Casa, Dr. Fabiano Cançado; pelo Superintendente da Gestão Médico-hospitalar, Dr. Luiz Alberto Kanamura; e pelo Presidente da Santa Casa, Heber Xavier.

O que chamou a atenção nesse primeiro dia fiscalização, e que ainda está no início, é a imensa dificuldade de ampliação de leitos globais, considerando pacientes covid-19 e não covid-19, tendo sido constatada a lotação nos hospitais visitados.  Segundo a Promotora de Justiça Ana Cristina Dias: “Haverá grande dificuldade em ampliar leitos devido à falta de recursos humanos e de medicação". A Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo discorreu quanto aos estabelecimentos hoje visitados: “A própria capacidade de ampliação no atendimento está no limite. Nosso objetivo é tentar fechar esse diagnóstico ainda essa semana para saber quais providências o Ministério Público deve tomar pela proteção do cidadão”.

Retrato de comportamento

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado apresentado nesta segunda-feira (3/8), são 26.645 casos confirmados da covid-19 em MS. Em Campo Grande, nas últimas 24 horas, são mais 332 novos casos, totalizando 10.683 e 148 mortes.

 

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Fotos: Assessoria da Santa Casa