Com o slogan “Candidato que comete crime eleitoral não merece chegar lá”, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral, e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) lançaram, nesta quarta-feira (7/10), a campanha que será divulgada durante todo o período eleitoral de 2020. A iniciativa tem objetivo de alertar a população sobre práticas ilegais cometidas por candidatos durante o pleito.

Compuseram a mesa de solenidade do evento o Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais (CAOPPSFE), Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto; o Procurador Regional Eleitoral de MS, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, e o membro do Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE/MS) Daniel Castro Gomes da Costa.

Destacando o papel da democracia na sociedade e os valores que advêm dela, o Procurador de Justiça Coordenador do CAOPPSFE fez um breve discurso, agradecendo o apoio de todos os envolvidos na campanha e ressaltando que o período eleitoral é um momento de oportunidade para escolhermos aqueles que melhor vão nos representar no cenário político. “Neste cenário de crise, cabe aos políticos a difícil e nobre tarefa de encontrar soluções institucionais e de dar estabilidade ao país. Nossa vontade de democracia é inquestionável, e há muito se tornou um valor absoluto para todos os brasileiros. A democracia não é fruto de duas ou três eleições; é, antes, uma solução diária, meticulosa e permanente, que obriga o exercício constante da cidadania”, destacou o Procurador.

O representante do TRE/MS, Daniel Castro Gomes da Costa, parabenizou a iniciativa do Parquet e agradeceu o apoio institucional do MPMS em todas as campanhas que fomentam a consolidação da democracia brasileira: “O trabalho do Ministério Público é de fundamental importância durante o pleito, para a sua lisura e transparência e para que o cidadão tenha a oportunidade de receber todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha dentro dos princípios constitucionais consolidados na nossa Constituição de 1988”.

O Procurador Regional Eleitoral destacou um dos objetivos da campanha, alertar o eleitor sobre a importância do voto: “É uma oportunidade para que o eleitor vote em candidatos probos, capazes e preparados, pois só vemos o valor dessas escolhas quando passamos por momentos críticos, como este que estamos vivendo”.

O Procurador-Geral de Justiça relembrou que esta é a quinta campanha que o Ministério Público desenvolve durante as eleições. Desde 2012, o MPMS estabelece parcerias com o Ministério Público Federal e com a Fiems, para fomentar campanhas de conscientização e valorização do voto, além de esclarecer a população sobre os riscos e prejuízos ocasionados pela corrupção na sociedade.

“Essa campanha serve para despertar no eleitor a consciência da responsabilidade do voto. É uma campanha forte com ampla divulgação visual e sonora de forma a alertar a população que, como a própria campanha diz, candidato que comete crime eleitoral não merece chegar lá”, destacou o chefe do MPMS.

Ao fim do evento, foram expostas as peças publicitárias criadas pelo setor de marketing da Assessoria de Comunicação (Assecom) do MPMS, que serão divulgadas por meio da imprensa local e, principalmente, por meio das redes sociais das instituições parceiras, além de outdoors e busdoors.

Ademais, todos os Promotores de Justiça Eleitorais divulgarão presencialmente a campanha em cada comarca de Mato Grosso do Sul, alertando a população sobre os riscos de votar em candidato que usa práticas ilegais, como a compra de voto, para conquistar o cargo político.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista – Assecom/MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques e Waléria Leite