Com o intuito de mobilizar e incentivar a vacinação em Mato Grosso do Sul, o Ministério Público do Estado, por meio da Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS), Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, está apoiando a Campanha Nacional “Dia D” de multivacinação e vacinação contra poliomielite organizado pela Secretaria de Estado de Saúde junto aos municípios.

57 unidades de saúde estão abertas, neste fim de semana (7 e 8/11), para atender crianças e adolescentes na Capital e as ações ocorrem também nos Shopping Centers Norte Sul Plaza, Bosque dos Ipês e Pátio Central.

A campanha nacional de multivacinação e vacinação contra poliomielite encerrou em 30 de outubro. Entretanto, como poucos municípios atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal, as ações continuam. Em Mato Grosso do Sul, a meta era vacinar 164.410 mil crianças. Até o momento, foram aplicadas 85.970 mil doses, representando 53,32% de cobertura vacinal. Apenas 17 municípios dos 79 atingiram a meta de 95%. Em Campo Grande, a meta vacinal atingiu 41% na última sexta-feira (6/11).

O “Dia D” é mais uma estratégia para ampliar a vacinação em Mato Grosso do Sul. No entanto, a Promotora de Justiça do MPMS solicitou à Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) a prorrogação das ações do fim de semana até o dia 30/11 nos Shopping Centers e unidades de saúde. Além disso, a 32ª Promotoria de Justiça vem adotando, desde o ano de 2019, diversas medidas que viabilizaram um projeto, em parceria com a Empresa Energisa, que incentiva a sociedade a aderir ao Programa Nacional de Vacinação.

Desde o mês de setembro, as faturas de energia elétrica trazem frases que mobilizam a população a procurar um posto de vacinação e colocar as vacinas das crianças e adolescentes em dia. Além disso, as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde estão sendo divulgadas com o apoio da Energisa em seus canais de comunicação e rádios em todo o Estado.

Para a Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do GAEDS, é preciso fomentar a adesão da população à vacinação infantil, para que doenças imunopreveníveis e já erradicadas no País, como a poliomielite e o sarampo, não sejam reintroduzidas.

Devem ser vacinados na campanha de multivacinação adolescentes menores de 15 anos de idade e, contra a poliomielite, crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Vale ressaltar que a poliomielite, responsável pela paralisia infantil, já estava erradicada no País. Porém, em razão da falta de adesão da população à vacinação, corre risco de retomar.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS