O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, com atribuições na área da saúde pública, e Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS), convocou entidades da sociedade civil da capital para fomentar a adesão da população à campanha vacinal contra a poliomielite e o sarampo, que foi prorrogada até o dia 30/11/2020.

Estiveram presentes na reunião, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPMS, a Promotora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, titular da 28ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, com atribuições na área da infância, e Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC), bem como os representantes dos seguintes órgãos e entidades: Arquidiocese de Campo Grande, Associação das Instituições das Escolas Particulares de Campo Grande, Associação de Pastores, Associação dos Ministros Evangélicos, Comissão de Direito Médico, Sanitário e de Defesa da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Comissões e Conselhos de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Grande Loja Maçônica, Hospital Cassems, Hospital Unimed, Lions Club Internacional de Campo Grande, Loja Maçônica Grande Oriente, Maternidade Cândido Mariano, Rotary Club de Campo Grande, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de MS, Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul e Vigilância Sanitária.

A cobertura vacinal continua muito baixa no Estado de Mato Grosso do Sul e na capital. Durante as tratativas, foram sugeridas estratégias para diminuir esse défice. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a faixa etária que foi menos imunizada até agora é a relativa ao primeiro ano de vida.

Durante o evento, a Promotora de Justiça Filomena Fluminhan afirmou que é inadmissível e um contrassenso que, neste momento em que o mundo anseia por uma vacina, no caso da covid-19, ainda seja necessário pedir para que os responsáveis imunizem as crianças. “Não podemos deixar doenças erradicadas, como a poliomielite e o sarampo, retornarem. Vacina é uma conquista, é gratuita e precisamos dela para imunizar nossas crianças. Por isso a importância dessa ação do MPMS e do convite que fazemos aos parceiros da mais distinta representatividade em nossa sociedade. Cada um na sua comunidade pode nos ajudar a disseminar essa ideia”, finalizou.

A campanha está em andamento nas 71 unidades de saúde da capital e, nos finais de semana, também em shopping centers.

Campanha de multivacinação em Campo Grande

Neste fim de semana as equipes estarão no Shopping Campo Grande, localizado na avenida Afonso Pena. A campanha de vacinação foi prorrogada até o fim de novembro, conforme autorização dada pelo Ministério da Saúde para que todos os municípios consigam atingir a média de 95% do público-alvo.

Para a criança ou o adolescente serem vacinados, é necessário que os responsáveis compareçam no local com a caderneta, o documento de identificação da criança ou do adolescente e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Fotos e Texto: Waléria Leite - Jornalista/Assessora de Comunicação