Ressaltando o compromisso de agente transformador da sociedade, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul lançou, nesta quarta-feira (25/11), na Procuradoria-Geral de Justiça, a Campanha “Estamos aqui para apoiar você”, idealizada para combater a violência e apoiar mulheres que vivem esta realidade em Campo Grande.

A iniciativa é realizada por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Constitucionais do Cidadão, Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência e do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), em alusão aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

A cerimônia de lançamento da campanha contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, que agradeceu às Promotoras de Justiça presentes e aos Procuradores que atuam na área da defesa dos direitos da mulher, ressaltando a importância da atuação do Ministério Público no combate à violência contra esse grupo de pessoas. O Procurador-Geral de Justiça agradeceu também o apoio dos parceiros na campanha, destacando a participação da iniciativa privada em apoiar causas tão urgentes da sociedade.

“Nos foi dada a oportunidade de fazer a diferença. E hoje, estamos lançando uma campanha simples e importante que vai chegar a várias pessoas por meio de 25 ônibus que circularão pela cidade levando informações de serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência. Essa parceria com o Consórcio Guaicurus é muito importante porque pode incentivar outras empresas a nos apoiar em causas necessárias como esta. Todos nós viemos do ventre de uma mulher, e é por isso que devemos toda proteção e respeito”, ressaltou o Chefe do MPMS.

Também compuseram a mesa solene de abertura, o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência, Francisco Neves Júnior; a Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do Nevid, Helen Neves Dutra da Silva; e o Diretor do Consórcio Guaicurus, João Resende Filho.

A Promotora de Justiça Helen Neves Dutra da Silva explicou o objetivo da campanha, pensada em alusão aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, e organizada pela ONU Mulheres, que mobiliza toda a sociedade civil e o poder público no enfrentamento a esta questão.

“Esse ano resolvemos fazer uma campanha diferente. A gente quer levar às mulheres em situação de violência que o Ministério Público está de portas abertas para poder ouvi-las, para mostrar a elas que temos um olhar mais humano. Na maioria das vezes, essas mulheres não querem um processo judicial, e sim resolver de uma outra forma, pois não estão preparadas para enfrentar o processo criminal”, destacou a Coordenadora Adjunta do Nevid.

A Promotora reforçou ainda que na Casa da Mulher há uma equipe especializada e preparada para atender todas as mulheres em situação de violência. “Estamos aqui para ouvi-las e apoiá-las. Não tenham vergonha de procurar ajuda, o Ministério Público existe para apoiar você!”, finalizou.

O Diretor do Consórcio Guaicurus, João Resende Filho, agradeceu a oportunidade em participar desta campanha: “Fica provado que, com criatividade e respeito, podemos mudar nossa realidade. Essa campanha vem ao encontro das necessidades que precisam ser defendidas. O Ministério Público é uma Instituição que tem se revelado bastante eficiente nas causas sociais”.

“Estamos aqui para apoiar você”

A Campanha “Estamos aqui para apoiar você” foi criada pela Assessoria de Comunicação do MPMS e contou com a colaboração de parceiros e fornecedores para a produção de cartazes, panfletos, “backbus”, “busdoors”, comerciais para rádio e televisão e posts nas redes sociais que estimulam as vítimas de relacionamentos abusivos a reconhecerem situações de violência e buscarem ajuda.

Em Campo Grande, a campanha será concentrada principalmente em locais que, segundo os registros da 72ª Promotoria de Justiça, que atua na Casa da Mulher Brasileira, apresentam o maior índice de violência contra as mulheres, entre eles: os bairros Aero Rancho, Moreninhas, Tiradentes, Noroeste, Nova Lima, Nova Campo Grande e as Regiões do Anhanduizinho e Imbirussu.

O Consócio Guaicurus é um dos parceiros da campanha e, a partir de hoje, 25 ônibus irão circular com adesivos e cartazes internos, com informações necessárias para que vítimas de violência doméstica possam procurar ajuda.

Serviços

A mulher que sofreu violência doméstica pode buscar ajuda e orientação na 72ª Promotoria de Justiça, que funciona nas dependências da Casa da Mulher Brasileira, por meio do telefone (67) 3318-3970. As linhas de ônibus que passam em frente à Casa da Mulher são: 409, 413, 414, 415 e 421.

 

 

Clique aqui para ver mais fotos do lançamento da campanha.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite e Ana Carolina Vasques – Assecom MPMS