O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelos Promotores de Justiça Rosalina Cruz Cavagnolli e Luiz Gustavo Camacho Terçariol, participou de reuniões na quarta-feira (9/12) e na quinta-feira (10/12) com os gestores da Secretaria de Estado de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), e com Procuradores do Município e Técnicos em saúde, tendo como pauta a necessidade de reativação emergencial de leitos UTI adulto covid-19.

Segundo a Promotora de Justiça Rosalina Cruz Cavagnolli, essa reunião aconteceu também como resultado da decisão judicial concedendo medida liminar. Em Dourados, até o presente momento, foram reativados 7 (sete) leitos UTI adulto covid-19 no Hospital Universitário – HU/UFGD e estão sendo efetivadas tratativas finais para a reabertura de 10 leitos UTI covid-19 no Hospital da Vida.

É de conhecimento do Ministério Público de Mato Grosso do Sul que, nesta sexta-feira (11/12), estão ocorrendo reuniões na Secretaria Municipal de Saúde para acertar os detalhes da reativação dos leitos. Os Promotores de Justiça reconhecem que a questão envolve inúmeras situações que demandam certo tempo para a concretização das medidas. Por esse motivo, o Ministério Público Estadual peticionará nos autos da Ação Civil Pública, concedendo mais alguns dias para que os leitos sejam disponibilizados.

Enquanto isso, deve permanecer a obrigação do Município de Dourados quanto ao transporte imediato de pacientes para outros locais com disponibilidade de leitos, caso seja necessário em razão da ocupação total dos já disponibilizados.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem ilustrativa Internet