Há uma semana do Natal, aproximadamente 5 mil crianças e adolescentes receberam presentes doados por diversos “heróis” para a Campanha “Compartilhe o Natal 2020” realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), e do Núcleo da Cidadania (NUCI).

A primeira edição da campanha aconteceu em 2015, ocasião em que foram arrecadados mais de 10 mil brinquedos. A média nos anos posteriores atingiu 8 mil doações, que despertaram sorrisos nas crianças e jovens em todo o Estado.

Nesta 6ª edição, a campanha ocorreu de forma atípica, devido às medidas de segurança adotadas para evitar a contaminação pela covid-19. Assim, as doações puderam ser feitas por meio de brinquedos, que foram entregues nos locais de coleta, e por transferência e depósito bancário, contabilizando mais de R$ 70 mil, que foram convertidos em brinquedos e distribuídos às instituições parceiras.

Os processos de coleta, compra, triagem e entrega foram realizados por equipes de voluntários. As entregas dos brinquedos também foram feitas por meio de drive-thru.

Na Capital, foram presenteadas 2.874 crianças e adolescentes de instituições que atendem pessoas com deficiência e 1.089 de instituições que atendem famílias vulneráveis. São elas: Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), Associação Renasce a Esperança, Centro de Educação Especial Girassol (Cedeg/Apae), Cotolengo Sul-Mato-Grossense, Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), Pestalozzi/Campo Grande, Secretaria de Estado de Educação (SED), Sociedade Educacional Juliano F. Varela, Clube de Mães, Aldeia Indígena Água Funda (Jd. Noroeste), Associação das Mulheres com Deficiência de Campo Grande (AMDEFCG), Maná Povos do Céu (Jd. Canguru), Projeto Socioeducativo Harmonia e Frutos, Movimento Mãe Águia, Projeto Social Conectando Corações, Asas do Futuro, Vespasiano Martins, Grupo da Fraternidade Espírita Hilário Silva e Liga do Bem.

No interior do Estado, foram doados 490 brinquedos para crianças e adolescentes das cidades de Três Lagoas, Caarapó, Aparecida do Taboado, Itaquiraí, Brasilândia, Coxim, Corumbá e Ladário. Já a comarca de Dourados conseguiu presentear mais de 500 crianças e adolescentes.

Parceiros

A Campanha “Compartilhe o Natal 2020” conta com o apoio dos seguintes parceiros: Águas Guariroba, Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Blink 102 FM, BTG Empreendimentos, CASSEMS, Clínica Odontológica da Pax Nacional, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Crematório Campo Grande, Endo Car, Engepar – Engenharia e Participações, Escola Paulo Freire, Famasul, FM Capital, Gráfica e Editora Pontual, Instituto Tamojunto, Liga do Bem, Nacional Farma, Pax Nacional, Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDHAST), Assistência Social e Trabalho, Shopping Campo Grande, Sicredi, Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul (SINDIFISCAL/MS), Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de MS (Sinsemp/MS), TV Morena, Unisaúde, Vinicius Coutinho – Consultoria e Perícia e V.S Engenharia.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS