Nesta sexta-feira (4/12), das 9h às 17h, acontece a eleição dos membros do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para o biênio 2021/2022. O Colégio de Procuradores de Justiça divulgou em setembro, por meio do DOMP n.º 2.296, a Resolução nº 005/2020-CPJ, que dispõe sobre a eleição dos Conselheiros do Conselho Superior do MPMS.

Para o pleito, são elegíveis os Procuradores de Justiça em exercício que se inscreveram como candidatos, mediante requerimento dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral. O processo eleitoral, desde a inscrição dos candidatos até a apuração dos sufrágios e a proclamação do resultado da votação, é conduzido por uma comissão composta pelos 3 (três) membros mais antigos do Colégio de Procuradores de Justiça, a ser presidida pelo mais antigo no cargo.

Votação on-line

Pela segunda vez, o processo eleitoral a cargo no Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul é on-line. Nada de papel ou urna eletrônica. Não haverá necessidade de os membros se deslocarem de suas comarcas até a Capital para exercer o seu direito ao voto. Os membros que estiverem na Capital também terão a oportunidade de votar de seus gabinetes. Todos receberão um link que dará direito ao voto. Além da agilidade, o processo é exemplo de economia de tempo e de recursos para o MPMS.

Este ano, são nove vagas para dez candidatos, sendo que o menos votado, automaticamente, torna-se suplente. Participam do pleito os seguintes Procuradores de Justiça inscritos, respeitando a ordem alfabética:

Alexandre Lima Raslan;

Ariadne de Fatima Cantú da Silva;

Aroldo José de Lima;

Esther Sousa de Oliveira;

Evaldo Borges Rodrigues da Costa;

Francisco Neves Júnior;

Gerardo Eriberto de Morais;

Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya;

Mara Cristiane Crisóstomo Bravo; e

Silasneiton Gonçalves.

Comissão Eleitoral

Durante a última reunião ordinária do Colégio de Procuradores, foram escolhidos para compor a Comissão Eleitoral para a eleição dos Conselheiros do Conselho Superior do Ministério Público biênio 2021/2022, os Procuradores de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, Antonio Siufi Neto e Belmires Soles Ribeiro, como titulares, e Jaceguara Dantas da Silva, como suplente.

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem: Marketing/ASSECOM