Nesta segunda-feira (14/12), o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou do evento on-line “E Agora, Prefeito? Transição e Gestão com Eficiência”, promovido pela Assembleia Legislativa do MS.

O encontro foi a primeira oportunidade de os gestores e gestoras eleitos para governar os 79 municípios localizados no Estado conhecerem sobre a implementação de parcerias públicas e privadas com o Governo do Estado e outras instituições, visando à garantia de uma gestão eficiente.

Para o Presidente da ALEMS, Deputado Paulo Corrêa, os desafios existentes a todos os gestores municipais devem ser enfrentados desde o início. “Se fosse fácil gerir uma cidade, qualquer um seria eleito. Vocês têm as qualidades que os eleitores encontraram em cada um, exigidas para governar durante os próximos quatro anos. O Poder Legislativo é movido pela certeza da vontade de acertar e pela grandeza política. Os primeiros meses serão desafiadores até para os 41 reeleitos. A Casa de Leis ecoa as demandas dos municípios, por meio da voz de cada parlamentar. E este eco reverbera em outras esferas, transformando-se em conquistas sociais”, ressaltou.  

Sobre o evento, Paulo Corrêa avaliou que: “Foram apontados aqui alguns caminhos que você pode seguir. Ninguém disse que há soluções prontas, mas sem ouvir a voz da experiência e palestrantes, fica muito mais fácil se perder. Vocês governarão para todos os munícipes. Devem também construir uma relação estreita, republicana e harmoniosa com o Poder Legislativo, para que o Executivo e o Legislativo mantenham sempre o espaço para a discussão democrática, pautada nos interesses do bem-estar de cada município. A Casa de Leis é, por natureza, municipalista, e tem boa vontade política e institucional, estando sempre aberta a ouvir os pleitos de cada chefe dos executivos municipais”.

O Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, considerou algumas particularidades da gestão. “Assim como eu fiz com o Estado, por meio das reformas, é possível organizar município. Olhe bem o seu município, veja a maneira de fazer uma gestão eficiente. Reafirmo a parceria do Executivo com cada município. É muito importante essa análise sobre cada município, somar o conjunto de receita e despesa para o planejamento de seu mandato. Nós pudemos investir em Mato Grosso do Sul, pois tivemos o apoio e a parceria da Assembleia Legislativa”, informou.

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça integrou o painel “Órgãos de Controle, o Governo do Estado e a Relação com os Municípios” e destacou que o Ministério Público, além de ser um órgão fiscalizador, também constrói soluções. Aos gestores, o Procurador-Geral de Justiça falou da importância de buscar orientações e ter uma boa assessoria jurídica. “É um novo período, de união de esforços para que os homens possam construir o melhor para Mato Grosso do Sul. Oportunidade de trazer os novos conceitos para a gestão administrativa, mesmo com a responsabilidade da ordenação de despesas. O Ministério Público vem tentando nos últimos dois anos mudar a sua faceta de atuação, para um órgão de conciliação, de construção de soluções, que ajude a nossa sociedade. É fundamental a interlocução entre todas as instituições”, reiterou.

Também participaram do painel, o Conselheiro Ronaldo Chadid, o Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) e o Assessor do Tribunal de Contas da União e da Rede Estadual de Controle do Tribunal de Contas da União, Mário Bertuol.

A programação contou ainda com mais dois painéis: “Como fazer uma gestão eficiente? Modelos de Gestão – Casos de Sucesso” e a “Relação do Executivo com o Legislativo”. O encontro foi transmitido ao vivo por meio do canal 9 da Claro Net TV, pela TV ALEMS, pelo Youtube, pelo Facebook, pela Rádio ALEMS e pelo aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). 

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações da ALEMS

Foto: Ana Paula Leite