Começou na manhã desta segunda-feira (1/3), a 1ª etapa do Curso de Formação, Adaptação e Vitaliciamento dos Promotores de Justiça em Estágio Probatório do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) e pela Corregedoria-Geral do MPMS, o curso tem como objetivo a formação ética, humanitária e profissional dos membros recém-ingressados no MPMS e a preocupação com o exercício probo das funções da Instituição. A primeira etapa visa oferecer aos Promotores de Justiça Substitutos em estágio probatório, uma visão geral da estrutura do Ministério Público e, sobretudo, subsídios práticos para o exercício do cargo.

A mesa solene de abertura oficial do curso foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e composta pelo Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf; pela Diretora-Geral da ESMP-MS, Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva; e pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Romão Avila Milhan Junior.

O Presidente da ASMMP deu boas-vindas aos novos Promotores de Justiça Substitutos, parabenizou a Procuradoria-Geral de Justiça, a Escola Superior e a Corregedoria-Geral pela realização do curso de formação e reforçou o papel da Associação na defesa dos direitos da classe.

No mesmo sentido, o Corregedor-Geral do MPMS falou sobre a importância e a parceria da Escola Superior no planejamento do curso de formação, que definiu como “um sonho para todos que ingressam na carreira”. Ele agradeceu o apoio do Procurador-Geral de Justiça e reforçou o comprometimento dos membros com a Instituição: “Estamos todos aqui imbuídos do propósito de orientar e auxiliar os novos integrantes da carreira”.

A Diretora-Geral da ESMP-MS, Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, destacou que o curso se trata de uma metodologia inovadora e ativa voltado a propiciar subsídios práticos aos novos Promotores de Justiça Substituídos para o exercício do cargo. Ela agradeceu o apoio do Procurador-Geral de Justiça, do Corregedor-Geral e da Administração Superior na realização da capacitação e reforçou o comprometimento da Instituição em aprimorar os serviços prestados à sociedade.

Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, parabenizou os novos Promotores de Justiça Substitutos e falou sobre a importância da atuação dos integrantes do Ministério Público em todos os pilares da sociedade. O PGJ destacou que a capacitação é uma oportunidade para os novos integrantes da carreira se familiarizarem com os aspectos práticos da vivência institucional e mencionou ainda a responsabilidade que cabe a cada um dos novos integrantes em aprimorar a sua formação ética, humanitária e profissional em prol da atuação na defesa dos direitos do cidadão. “Estamos aqui para agregar e somar. Sucesso a todos vocês e vamos trabalhar”, finalizou.

Programação

Após a abertura oficial, a programação do curso teve início com a Diretora-Geral da ESMP-MS, Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, que falou das atribuições da Escola Superior do MP e apresentou o Plano de Ensino da Formação de Promotores.

Em seguida, o Presidente Romão Avila Milhan Junior explanou sobre o trabalho desenvolvido na Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP). Já o Procurador de Justiça e Presidente do Fundo de Assistência Médico-Hospitalar do Ministério Público (FAMEH), Edgar Roberto Lemos de Miranda, e o Diretor-Secretário, Promotor de Justiça Felipe Almeida Marques, apresentaram os benefícios oferecidos pelo plano de assistência à saúde, no segmento ambulatorial e hospitalar com obstetrícia.

À tarde, os Promotores de Justiça Substitutos irão assistir à palestra sobre o tema “O Ministério Público de Mato Grosso do Sul”.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite/jornalista Assecom MPMS

Confira as fotos do curso de formação aqui.