Com o propósito de sistematizar e organizar todas as informações referentes ao acervo de bens do órgão, aperfeiçoando a gestão patrimonial da Instituição, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul lançou nesta segunda-feira (22/3), o “Módulo Patrimônio” do Sistema E-Jade (Ábaco).

Esse módulo será acessado pelos usuários por meio do Portal de Serviços e faz parte da proposta de modernização administrativa, “Projeto Paiaguá”, que começou a ser implantado no ano de 2019, buscando a integração, inteligência de gestão e tecnologia.

O “Módulo Patrimônio” objetiva viabilizar a racionalização e a simplificação dos atos e procedimentos administrativos, no âmbito do Ministério Público Estadual, possibilitando a integração com outros sistemas, além de possuir um banco de dados integrado que permite melhor gestão e segurança das informações. Com isso, as solicitações de material permanente, bem como sua devolução, passarão a ser processadas eletronicamente, otimizando os trabalhos dos setores administrativos responsáveis.

Ao fazer uso da palavra, a Secretária-Geral do MPMS, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa, agradeceu o empenho e dedicação do Presidente do Comitê de Modernização Administrativa, Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, na implantação do novo Portal de Serviços, que fará com que o Ministério Público Estadual dê um salto de qualidade nos serviços prestados, considerando as suas aplicações que dão celeridade às operações de rotina que incluem o controle de estoque, devolução de material e atendimento de pedidos. Ela ressaltou que o “maior ganho do portal é a integração dos departamentos e os fluxos de informações na atividade-meio”. Bianka Karina agradeceu também as equipes da Seplange (Secretaria de Planejamento e Gestão), STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), Secretaria-Geral, e todos os envolvidos no processo que prioriza a organização e a excelência dos serviços prestados.

O Presidente do Comitê de Modernização Administrativa, Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, ressaltou a visão de modernização da gestão por parte da Procuradoria-Geral de Justiça, na pessoa do Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, bem como na do Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Cezar dos Passos, que iniciou os trabalhos de modernização ainda na gestão anterior, quando estava à frente da PGJ. Também agradeceu as equipes da Seplange, STI e Secretaria-Geral pelo apoio, comprometimento e dedicação para o desenvolvimento do Portal de Serviços, que tem como objeto reduzir a burocracia e aumentar a eficiência no atendimento dos pedidos. Paulo Ishikawa agradeceu, ainda, a empresa Ábaco pela dedicação na automatização do processo de patrimônio.

Na sequência, o Presidente do Comitê de Modernização Administrativa fez uma breve explanação sobre o funcionamento e o gerenciamento do sistema.

A disponibilização desta funcionalidade no Sistema E-Jade conclui mais uma fase do “Projeto Paiaguá”, restando ainda, outros três módulos a serem implantados, sendo o “Módulo de Compras” o próximo a ser posto em produção.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS