“Vire a página!”

Essa é a mensagem que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul vai transmitir para todas as mulheres que necessitam de proteção e apoio para mudar a realidade de violência e desrespeito em que muitas vivem diariamente. A campanha foi idealizada pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), sendo lançada nesta segunda-feira (8/3), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

A Promotora de Justiça e Coordenadora-Adjunta do NEVID, Helen Neves Dutra da Silva, reforçou o papel do Ministério Público Estadual na defesa das mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social: “O Ministério Público é um grande aliado pelo fim da violência contra a mulher porque ele disponibiliza a essas mulheres uma equipe multidisciplinar para um atendimento humanizado e qualificado, onde há uma escuta para ver qual é o desejo dessa mulher, o que ela necessita e precisa”.

Sobre a campanha deste ano, a Promotora Helen Neves ressaltou que a mensagem será amplamente divulgada nas redes sociais do Ministério Público e reforçada pelos Promotores de Justiça, da Capital e do Interior, que atuam na área de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. “A importância dessa campanha é que ela chegue ao conhecimento das mulheres, principalmente das que vivem no ciclo de violência. Importante ressaltar que o Ministério Público Estadual, por meio das Promotorias de Justiça, está de portas abertas para que ela possa procurar ajuda e uma orientação”, ressaltou a Coordenadora-Adjunta do NEVID.

A Campanha

A campanha foi criada pelo Núcleo de Marketing da Assessoria de Comunicação do MPMS e será amplamente divulgada nas redes sociais da Instituição. Serão 5 posts e 8 vídeos gravados pelos Promotores de Justiça: Ana Cristina Carneiro Dias, Coordenadora do Núcleo da Cidadania (NUCI); Helen Neves Dutra da Silva, Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID); Fernando Jorge Manvailer Esgaib; Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha; Lívia Carla Guadanhim Bariani, Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri (NOJÚRI); William Marra Silva Junior; Izonildo Gonçalves de Assunção Junior; Clarissa Carlotto Torres, Promotora de Justiça na Casa da Mulher Brasileira, e Henrique Franco Cândia.

A mensagem busca chamar a atenção de mulheres e homens para esse problema silencioso e endêmico que é a violência contra mulher.

Para a Promotora de Justiça Titular da 72ª Promotoria de Justiça da Casa da Mulher Brasileira, as campanhas educativas são de grande importância para prevenir e combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres: “O próprio artigo 3º, §1º, da Lei Maria da Penha, prevê um comando ao poder público para desenvolver políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares, no sentido de resguardá-las de toda forma de violência. Uma dessas políticas é, justamente, a realização de campanhas educativas de prevenção, voltadas para o público escolar e sociedade em geral”.

Sobre a campanha “Vire a Página!”, a Promotora Clarissa Carlotto Torres ressalta que milhares de mulheres continuam sofrendo violência em seus lares, agravada pelo período de pandemia em que estamos vivendo: “Neste momento, muitos agressores perderam seus empregos e os problemas financeiros, mais o álcool e as drogas são gatilhos para a violência. Por isso é que buscamos oferecer apoio, para que as mulheres consigam se identificar no ciclo de violência e para que saibam que poderão contar com o Promotor de Justiça da sua cidade, que poderá implementar medidas protetivas de urgência ou providenciar outros encaminhamentos”, explicou a Promotora.

Para ver o primeiro vídeo da campanha clique aqui.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Imagens: Marketing Assecom MPMS