A Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS), em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), o Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI) e o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), realizou, na sexta-feira (11/6), live com o tema “Ingerência Penal e Proteção Integral à Vítima de Feminicídio”, destinada aos membros e servidores do MPMS. A palestra foi transmitida via plataforma Microsoft Teams. e é em referência ao dia 1º de junho, marcado como o "Dia  Estadual  de Combate ao Feminicídio".

A Promotora de Justiça e Conselheira da ESMP-MS Claudia Loureiro Ocariz Almirão fez a abertura da palestra e agradeceu o apoio da Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola, Jaceguara Dantas da Silva.

Na sequência, a Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI), Lívia Carla Guadanhim Bariani, parabenizou a ESMP-MS pela realização da live e falou sobre a importância das campanhas de conscientização e de combate à violência doméstica. Ela também fez a apresentação da “Campanha contra o Feminicídio” e do Projeto “Quem são elas? ”.

Em contribuição à apresentação da Coordenadora-Adjunta do NOJÚRI, a servidora Elaine Cristina França Tavares Flor, Assistente Social do MPMS, destacou a importância de fazer parte dos projetos e campanhas desenvolvidos pelo Ministério Público Estadual e também da promoção de cursos e palestras que são oferecidos pela Escola, que “contribuem para uma maior efetividade na atuação dos membros e servidores”.

Logo após, a Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo Fabiola Moran Faloppa ministrou a palestra “Ingerência Penal e Proteção Integral à Vítima de Feminicídio”, mediada pela Promotora de Justiça do MPMS Clarissa Carlotto Torres.

Currículo

A Promotora de Justiça do MPSP Fabiola Moran Faloppa é mestra em Direito Penal pela PUC-SP, professora convidada da Coordenadoria-Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC-SP e autora do livro “Ingerência Penal e Proteção Integral à Vítima”.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

 

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria do MPMS: ouvidoria@mpms.mp.br, Formulário Eletrônico no link: www.mpms.mp.br/ouvidoria/cadastro-manifestacao, ou número 127 e 0800-647-1127.