O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e o Cônsul-Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo (SP), Adam Shub, firmaram Convênio de Cooperação Técnica nesta quarta-feira (2/6). O acordo visa à capacitação dos membros do MPMS, por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS). 

A cerimônia de assinatura aconteceu de forma híbrida, com a presença do Procurador-Geral de Justiça no Colégio de Procuradores de Justiça, nas dependências do prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande (MS), ao passo que, no formato virtual, participou o Cônsul-Geral. 

Participaram também, de forma presencial, cumprindo os protocolos de biossegurança da instituição, os membros do MPMS: Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva; Corregedor-Geral Substituto do Ministério Público, Helton Fonseca Bernardes; Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos; Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), Ricardo de Melo Alves; Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto; Secretária-Geral, Bianka Karina Barros da Costa; Chefe de Gabinete do PGJ, Camila Augusta Calarge Doreto; Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), Cristiane Mourão Leal Santos; Fernando Martins Zaupa, Promotor de Justiça do Núcleo do Patrimônio Público e das Fundações; e Romão Avila Milhan Junior, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP). 

E, no formato on-line, colaboraram os integrantes do Consulado-Geral dos EUA em São Paulo: Luke Greicius, Alton King, Verônica Iwanaga, Eliane Matsui, Mário Cunha, Aaron Nielsen e Hew Nau. 

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça do MPMS relatou que o convênio tem o propósito de capacitar os membros com técnicas inovadoras para dar mais efetividade ao trabalho desempenhado: “O Ministério Público de MS agradece a parceria do Consulado Americano e estamos dispostos a aprender, a somar e a construir um trabalho forte e duradouro”. 

O Cônsul-Geral, Adam Shub, ressaltou que a assinatura do convênio além de proporcionar suporte e treinamento, significa o início de uma nova fase com uma estrutura de parceria que garante sua continuidade pelos sucessores. 

A Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, reforçou que o acordo vai propiciar expertise aos membros do MPMS sobre temáticas extremamente relevantes e contemporâneas.  

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS 

Fotos: Waléria Leite/Assessora de Comunicação MPMS