O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, esteve presente na cerimônia de posse da Defensora Pública Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira como Defensora Pública-Geral, para o biênio 2021/2023, nesta quinta-feira (10/6).

Presidiu a sessão o Defensor Público Fábio Rogério Rombi da Silva, que fez a transmissão do cargo a Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira. Estavam presentes à mesa na sessão solene: o anfitrião, Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Desembargador Carlos Eduardo Contar; o Secretário de Estado e Infraestrutura, Eduardo Corrêa Riedel, representando o Governador de MS; o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche; o Procurador-Geral do Município de Campo Grande, Alexandre Ávalo, representando o Prefeito Municipal.

O Corregedor-Geral, Defensor Público Francisco Perassolo, representando o Colégio de Corregedores de Segunda Instância, elencou o trabalho de 23 anos na Defensoria Pública e a trajetória acadêmica da empossada com excelência.

Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça do MPMS falou sobre a missão do líder, que não deve ser aquele que aponta o que tem de ser feito, mas que também dá o exemplo daquilo que tem de ser feito. “Acredito na atuação de cada uma das Instituições, cada uma exercendo o seu papel. O Advogado, o Defensor Público, o Promotor de Justiça, o Juiz, todos são fundamentais à sociedade. Nas mais importantes situações de direitos humanos e da sociedade, o Ministério Público, a OAB e a Defensoria Pública são irmãos na mesma luta, no mesmo combate, na defesa dessa sociedade. Desejo toda proteção de Deus a Vossa Excelência, para que o Estado do Mato Grosso do Sul continue sendo um exemplo para o Brasil. Conte com o Ministério Público”, finalizou Alexandre Magno.

Eduardo Riedel falou sobre as novas formas de acesso que a Defensoria Pública tem utilizado em tempos de Pandemia: “Acredito na harmonia e no respeito entre os poderes para o desenvolvimento do Estado. Desejo sucesso à Defensora Pública-Geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira.

Na despedida, o Defensor Público Fábio Rogério Rombi da Silva fez referência aos bons momentos de sua administração, e o avanço que a Defensoria Pública teve nos últimos anos: “Os maus momentos ficam no passado. Garanto que hoje saio muito mais experiente do que quando entrei. A mim hoje só cabe agradecer e desejar que você seja muito feliz, Patrícia!”

A Defensora Pública-Geral de MS encerrou a solenidade pedindo união aos colegas Defensores Públicos nesse momento de dificuldade em virtude da pandemia. “Espero contar com todos nesse percurso que precisamos atravessar. Por todo cidadão sul-mato-grossense, onde fui acolhida com tanto amor, e me tornaram sul-mato-grossense. Obrigada a todos.”

A cerimônia aconteceu no plenário do Tribunal de Justiça, em sistema híbrido, isto é, com uma quantidade restrita de convidados presenciais, atendendo às medidas de biossegurança para o combate à pandemia da covid-19, e também transmitida ao vivo no canal da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul no Youtube.


Defensora-Geral do Estado de MS

Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira é natural de Presidente Prudente (SP) e ingressou na Defensoria Pública de MS em 1997. Trabalhou em Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Campo Grande. Foi Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, de 2013 a 2019, e primeira Subdefensora-Geral do Estado, de 2019 a 2021.

Doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP, mestra em Direito Constitucional e especialista em Direito Processual Penal. Membra do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual), IBDC (Instituto Brasileiro de Direito Constitucional) e ABDP (Academia Brasileira de Direito Processual), autora de diversos livros e artigos jurídicos. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, a Defensora Pública é professora convidada em diversos cursos de pós-graduação.

 

Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação, com informações da Defensoria Pública de MS

Fotos: Assessoria Defensoria MS