Membros e servidores da Instituição têm até o dia 30/7 para realizar a inscrição no Curso (Ead) de Libras nos níveis básico, intermediário e avançado. O curso tem início a partir do dia 23 de agosto e visa à capacitação e à sensibilização para questões relativas à acessibilidade e inclusão.

A capacitação é uma parceria realizada com a Secretaria de Estado de Educação e terá a tutoria e o suporte do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas).

As inscrições podem ser realizadas acessando os links: Libras Nível I Básico, Libras Nível II Intermediário e Libras Nível III Avançado.

Conteúdo programático

O nível básico abrange quatro tópicos, sendo que os inscritos aprenderão no primeiro deles: cumprimentos e saudações, expressões não manuais, alfabeto manual, soletração, numerais cardinais e ordinais, quantidade e calendário. No segundo e terceiro tópicos serão ensinados: parâmetros das libras, estrutura de frases, climas, estações, verbos, cores, adjetivos e horas. E, por fim, os alunos aprenderão direção, descrição e uso de espaço, variações linguísticas e prática em contexto.

O nível II intermediário proporcionará lições de substantivos, sinais simples e compostos, conjunção, advérbios, pronomes, grau comparativo, Estados e capitais do Brasil, que serão lecionados nos quatro módulos do curso.

Já o nível III avançado envolve tópicos que abrangem polissemia e derivação, pares mínimos, alimentos e bebidas, pesos e medidas, diálogos, valores monetários, transações bancárias e comerciais, meios de transporte, profissão, advérbios e verbos relacionados ao ambiente de trabalho.

Público alvo para os níveis:

- Nível I: Membros e servidores do MPMS que não possuem conhecimento inicial na temática ou que não concluíram a turma de Libras Nível I de 2020;

- Nível II: Membros e servidores do MPMS aprovados na turma de Libras Nível I – Básico;

- Nível III: Membros e servidores do MPMS aprovados na turma de Libras Nível II - Intermediário.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

 

Imagem: Marketing Assecom