Ampliar as políticas públicas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi o tema da reunião que aconteceu na última segunda-feira (5/7), com o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Para discutir as ações, o Governador do Estado se reuniu com a Rede de Proteção à Infância de MS e o Ministério Púbico do Estado de Mato Grosso do Sul foi representado pela Promotora de Justiça do Núcleo da Infância e da Juventude Fabrícia Barbosa Lima.

Na oportunidade, a Rede, que é composta por integrantes da sociedade civil e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entregou ao Governador um documento com as principais demandas do grupo, elaborado após ações do “Maio Laranja”, programa de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, idealizado pelo Deputado Estadual Herculano Borges.

Reinaldo Azambuja citou exemplos de investimentos que podem ser feitos, tais como, o fortalecimento dos Conselhos Tutelares, a ampliação de estruturas esportivas e a interiorização de Delegacias Especializadas de Polícia.  A Rede de Proteção ficou responsável por definir quais ações o Governo vai implementar.

Também participaram dos debates, a Coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de MS, Desembargadora Elizabete Anache; a Defensora Pública-Geral de MS, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira; a Delegada Franciele Candotti Santana, da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente); o Presidente do CREF-MS (Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região), Joacyr Lima de Oliveira Júnior; e a Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Luciana Azambuja Roca.

Ainda acompanharam as discussões, representando o Governo do Estado, os Secretários Estaduais Flávio César Mendes de Oliveira (Governo e Gestão Estratégica) e João César Mattogrosso (Cidadania e Cultura).

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS – com informações de Bruno Chaves/Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria do MPMS: ouvidoria@mpms.mp.br, Formulário Eletrônico no link: www.mpms.mp.br/ouvidoria/cadastro-manifestacao, ou número 127 e 0800-647-1127.