Na última sexta-feira (20/8), a Prefeitura Municipal de Jateí/MS fez a entrega oficial da central de monitoramento do Projeto “Minha Cidade Segura”. O evento aconteceu na sede da Polícia Militar de Jateí, com a presença de autoridades, lideranças locais e da população.

O Projeto “Minha Cidade Segura” foi idealizado pela Prefeitura de Jateí, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior, que, à época, atuava na comarca e foi um dos responsáveis pela criação do Conselho de Segurança do Município que resultou na concretização da iniciativa, considerada “modelo” pelo Estado.

Na solenidade, o MPMS foi representado pelo Promotor de Justiça Gilberto Carlos Altheman Júnior, que, atualmente, substitui o Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

O projeto será coordenado pela Polícia Militar de Jateí e tem como objetivo monitorar todas as entradas e saídas do município, alguns pontos estratégicos e prédios públicos, para garantir melhores condições de atuação das forças de segurança.  

Com câmeras de alta tecnologia, do modelo Speed Dome 360°, que oferecem maior resolução e alcance de imagem (cerca de 600 metros), qualquer movimentação poderá ser acompanhada em tempo real.  “É um reforço muito grande para o nosso trabalho. Hoje, Jateí é a cidade que tem o maior número de câmeras de vigilância do Estado. Apesar de ser pacata, muita coisa mudou. Estamos recebendo uma nova agência bancária aqui, há situações de crimes que antes não ocorriam e essa tecnologia vem para ajudar, ser mais uma ferramenta de apoio às forças de segurança pública”, enfatizou o Comandante da Polícia Militar, 1º Tenente Néviton Lunardo da Silva.  

Durante a inauguração, o Prefeito, Eraldo Jorge Leite, apresentou a sala de monitoramento às autoridades presentes e destacou a necessidade de o poder público municipal investir em ferramentas que auxiliem o trabalho dos órgãos competentes de segurança pública, diante do avanço significativo que o município vem desempenhando no agronegócio. “É um projeto que nos realiza porque Jateí vem se destacando cada vez mais no cenário estadual. O agronegócio é o nosso norte, sem sombra de dúvidas isso aumenta os investimentos, mas também desperta a curiosidade de malfeitores. Queremos que as pessoas se sintam seguras aqui e que a polícia possa coibir possíveis delitos e atuar prontamente em qualquer ocorrência. Garantir que Jateí vai continuar segura, com qualidade de vida, mesmo com o município em uma onda crescente de desenvolvimento, é um desafio, e por isso entregamos essa central no dia de hoje. Pensando no futuro, agimos agora. Somos exemplo para a Sejusp, que já estuda implantar o mesmo modelo em outras cidades”, afirmou o Prefeito.

Em sua fala, o Secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, ressaltou a importância do projeto: “Jateí é um Município que está às margens de uma rodovia importante. É uma região produtora de grãos, suínos, aves e leite. Temos usinas. Então, isso atrai muita gente de fora. Por isso, o monitoramento é muito importante para que os policiais possam, de fato, exercer a sua função. Queremos fomentar esse modelo de parceria com outros municípios do Estado”.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS – com informações e fotos da Prefeitura de Jateí