Três ipês foram plantados em um ato de celebração ao Dia da Árvore, em comemoração ao fim do inverno e início da primavera, 21 de setembro. A simbologia se deu na tarde dessa quarta-feira (22/9), com o plantio das árvores de diferentes cores na sede da Procuradoria de Justiça no Parque dos Poderes, doadas pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

“Esse ato pode parecer singelo, porém, vai além do que simplesmente plantar um ipê. Essas árvores vão ficar para a posteridade. Deixamos hoje, aqui, uma semente de um futuro sustentável que vai fazer parte da história do Ministério Público de Mato Grosso do Sul”, afirmou Alexandre Magno Benites de Lacerda, Procurador-Geral de Justiça do MPMS.

A distribuição das mudas também está sendo realizada na Fundação de Cultura, na Secretaria de Estado de Educação (Sed), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), na Ecologia e Ação (Ecoa), na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e nas cidades atendidas pela Sanesul. Segundo o Diretor-Presidente da Sanesul, a empresa trouxe o projeto de distribuição e plantio ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente.

“É com muita alegria que recebemos do Sr. Walter, que nos brindou com algumas mudas da espécie ipê, das mais diversas matizes, em comemoração ao Dia da Árvore, nos convidando, assim, para semear juntos uma manhã mais sustentável”, manifestou-se a Procuradora de Justiça Marigô Regina Bittar Bezerra, que também fez o plantio de uma das mudas.

Estavam presentes o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; a Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural (Caoma), Marigô Regina Bittar Bezerra; a Promotora de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Camila Augusta Calarge Doreto; e o Diretor-Presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Walter Carneiro Júnior, acompanhado do Diretor-Presidente da MS Pantanal, Celso Lino Pachoal Júnior.

 

Lei nº 5.228, de 16 de julho de 2018

Passou a designar o ipê como árvore símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul, após alteração promovida pela Lei nº 5.514, de 25 de maio de 2020.

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação