O Corregedor Nacional do Ministério Público brasileiro, Rinaldo Reis Lima, e sua equipe estiveram na manhã desta quarta-feira (15/9) em visita ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, acompanhados do Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Corregedor-Geral do MPMS, Silvio Cesar Maluf; do Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Humberto de Matos Brittes; e do Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM).

Na ocasião, Rinaldo Reis fez uma breve apresentação da comitiva que compõe a Corregedoria Nacional e da atuação do Ministério Público brasileiro, que, segundo ele, busca um olhar diferenciado para a segurança pública. O Corregedor Nacional explicou que a razão pela qual a equipe está em Mato Grosso do Sul é realizar a correição extraordinária na área de segurança pública: “A ideia é de que o papel do Ministério Público traga mais segurança, entenda as causas e os índices de violência. Essa é uma correição de parceria, nossa meta é buscar qualidade, e esse é o grande desafio, que tem que ser encarado por todos nós, conjuntamente”, concluiu o Corregedor Nacional.

Alexandre Magno Benites de Lacerda agradeceu a atenção do Governo do Estado em receber a equipe e pontuou, durante a visita, que o Executivo Estadual e o MPMS já vêm trabalhando exatamente com essa visão de melhoria na interlocução. O Procurador-Geral de Justiça enalteceu o diálogo constante entre o Ministério Público e os setores da segurança pública do Estado: “O objetivo é estreitar cada vez mais a comunicação entre as instituições para a melhoria da atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, e quem ganha é a sociedade”, finalizou.

O Governador do Estado agradeceu a visita do Corregedor Nacional e do Procurador-Geral de Justiça do MPMS e frisou: “Aprimorar a comunicação entre as instituições é primordial para a segurança pública do Estado”.

Estavam presentes na reunião, acompanhando Reinaldo Azambuja, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Antônio Carlos Videira; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia; e o Coronel Renato dos Anjos Garnes, Subcomandante da PMMS.

A comitiva que acompanha o Corregedor Nacional do Ministério Público nas visitas é composta pelos membros: Ângelo Fabiano Farias da Costa, Conselheiro eleito para o CNMP pelo MPT; Benedito Torres Neto, Coordenador-Geral da Corregedoria Nacional; Alessandro Santos de Miranda, Coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional; e Marco Antônio Santos Amorim, Coordenador Substituto de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional.

Visita ao Ministério Público do Trabalho

No período da tarde, Rinaldo Reis esteve na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, acompanhado do Procurador do Trabalho e Conselheiro eleito do CNMP Ângelo Fabiano Farias da Costa. Os membros foram recebidos pela Procuradora-Chefe da 24ª Região, Cândice Gabriela Arosio; pelo Vice-Procurador-Chefe do MPT/MS, Hiran Sebastião Meneghelli Filho; pelos Procuradores do Trabalho do MPT/MS Jonas Ratier Moreno, Leontino Ferreira de Lima Junior, Paulo Douglas Almeida de Moraes e Odracir Juares Hecht; além do Procurador do Trabalho do MPT/RJ Rafael Salgado.

Ressocialização, profissionalização e humanização pontuaram a visita. Rinaldo Reis, como na reunião anterior, lembrou a importância da atuação do Ministério Público brasileiro perante a sociedade. “Não podemos esquecer que precisamos ter sempre uma atuação responsável”, ponderou.

Correições Nacionais

Após Mato Grosso do Sul, a Corregedoria Nacional do Ministério Público fará correições extraordinárias presenciais nas Promotorias de Justiça dos Estados do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul que atuam na área de segurança pública.

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista / Assessora de Comunicação