A Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul promoveu, na última terça-feira (21/9), uma live para apresentação das últimas melhorias implementadas no âmbito do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (DAEX). Na oportunidade, foram apresentados o Manual de Quesitos Técnicos, o Núcleo de Tecnologia da Informação e as funcionalidades disponíveis no Portal Expert.

O DAEX, subordinado à Secretaria de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, tem por objetivo subsidiar as ações realizadas pelos órgãos de execução do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, dando suporte técnico por intermédio de análise de documentos, vistorias in loco, avaliações e, quando designado, atuando como assistente técnico em ações judiciais, todas de natureza técnica ou científica, observando a política e as diretrizes traçadas na legislação em vigor.

O DAEX, atualmente, conta com treze especialidades para subsidiar a atuação do Ministério Público nas diversas áreas abrangidas por sua missão constitucional. O departamento encontra-se organizado em cinco setores: Corpo Técnico da Contabilidade e Economia; Corpo Técnico da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo; Corpo Técnico do Meio Ambiente; Corpo Técnico da Psicologia e Serviço Social; e Núcleo da Tecnologia da Informação.

O evento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, que ressaltou a relevância institucional do DAEX para fornecer suporte à atividade do Promotor de Justiça e, ao final, viabilizar que a instituição logre êxito em efetivar os direitos da população. Ponderou que as inovações tecnológicas trazem celeridade no atendimento às demandas, equacionando qualidade e tempestividade da entrega do trabalho do MPMS.

A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS, Jaceguara Dantas da Silva, realizou a abertura do evento de forma virtual, ressaltando a importância das inovações no âmbito do DAEX, para o fim de conceder uma prestação efetiva à sociedade sul-mato-grossense, destinatária maior da missão do Ministério Público.

Na ocasião, a Promotora de Justiça e Coordenadora do DAEX, Ludmila de Paula Castro Silva, apresentou as inovações implementadas no setor, com destaque à instalação do Núcleo de Tecnologia da Informação, que tem a finalidade precípua de apoiar os órgãos de execução na investigação de atos que, sob os auspícios da tecnologia, causam danos expressivos ao erário. Em seguida, demonstrou, por intermédio de imagens da navegação pelo Portal Expert, as possibilidades que membros e servidores encontram no ambiente virtual para otimizar o trabalho das Promotorias de Justiça, de modo célere e conectado aos objetivos do MPMS.

Conheça as áreas de atuação e ferramentas disponibilizadas pelo DAEX para auxílio dos órgãos de execução do MPMS:

https://escola.mpms.mp.br/extras/arquivos/apresentacao_daex.pdf

 

Texto: Informações prestadas pela Dra. Ludmila de Paula Castro Silva e pelo servidor Nadson Soares de Oliveira