O Ministério Público de Mato Grosso do Sul esteve presente, a convite do Município de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (8/9), em um evento no Auditório da Sede da OAB/MS em Campo Grande, para Introdução e Implantação do Projeto de Telemedicina em parceria com o  Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (INOVAAPS) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais).

Estavam presentes o Prefeito da Capital, Marcos Trad; a Vice-Prefeita, Adriane Lopes; o Secretário de Saúde do Município de Campo Grande, José Mauro de Castro Filho e o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende. Também estiveram presentes, representantes da OAB/MS e Defensoria Púbica Estadual. Representaram o MPMS, as Promotoras de Justiça da Saúde Pública Filomena Aparecida Depolito Fluminhan e Daniela Cristina Guiotti.

Na ocasião foi realizada uma Mesa de Debates, com a participação da SESAU, FIOCRUZ, responsável técnico pelo projeto da UFRN, MPMS e DPMS.

O objetivo do programa é qualificar, por especialidade, os encaminhamentos da rede de atenção primária para a rede de atenção especializada. A iniciativa, por meio da tecnologia, visa contribuir para a garantia do bem estar da população.

Segundo a Promotora de Justiça e Coordenadora-Adjunta do GAEDS (Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde), Filomena Fluminhan, esse é um projeto muito importante, por fomentar a melhoria da qualidade da atenção básica. “Também impactará futuramente na diminuição da demanda reprimida de algumas especialidades, já que o médico da atenção básica poderá compartilhar com o médico especialista, em tempo real, a conclusão de alguns diagnósticos. Se por um lado a pandemia da covid-19 está sendo uma grande tragédia, destruindo famílias e impactando grandemente os serviços de saúde, por outro, esses avanços tecnológicos, antes inadmissíveis, hoje iniciam o capítulo de uma nova realidade”, concluiu.

O desenvolvimento do programa ocorrerá em um novo centro de tecnologia, que reunirá em sua sede a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação), o DataCenter Municipal, os Centros de Controle Integrados da Guarda Municipal e da Agetran e as equipes de planejamento estratégico da Prefeitura.

 

Imagem: Karine Mattos – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campo Grande