O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, recebeu nesta terça-feira (9/11) a visita de membros dos Ministérios Públicos dos Estados do Pará e do Maranhão que vieram conhecer as boas práticas de gestão e atuação do MPMS na prevenção e combate à corrupção e improbidade.

A visita foi organizada pelo Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, Fundações e Eleitorais (CAOPPFE), Antonio Siufi Neto, e pelo Coordenador do Núcleo do Patrimônio Público, Fernando Martins Zaupa. As instituições solicitaram a visita em razão de diversas tratativas e trabalhos desenvolvidos em parceria com o CAO e com o Núcleo do Patrimônio Público do MPMS durante o ano de 2021, em especial por meio do GNPP (Grupo Nacional do Patrimônio Público) ligado ao CNPG (Conselho Nacional de Procuradores-Gerais).

Na oportunidade, os Promotores de Justiça do MPMA Nahyma Ribeiro Abas, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOPProad), e Marco Aurélio Batista Barros, Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça e membro do CAOPProad; e os Promotores de Justiça do MPPA Lauro Francisco da Silva Freitas Junior, Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (CAODPP), e Daniel Braga Bona, Promotor de Justiça Auxiliar do CAODPP, conheceram as iniciativas, os trabalhos desenvolvidos e os mecanismos de prevenção de risco de fraudes e integridade do MPMS.

A Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, também apresentou aos membros visitantes as boas práticas de gestão administrativa desempenhadas pelo setor que coordena.

O encontro ainda serviu para o debate e o estabelecimento de entendimentos a respeito da Lei nº 14.230/2021 que promoveu mudanças na Lei de Improbidade Administrativa.

Nos próximos dias, os membros visitantes conhecerão as práticas do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução do MPMS (DAEX), do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GNCOC) e do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI/MPMS).

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS