A comitiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) liderada pelo Corregedor Nacional, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, começou hoje, no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), uma correição extraordinária na área de segurança pública. O Procurador de Justiça do MPMS Paulo Cezar dos Passos, Conselheiro eleito para o CNMP, foi requisitado e integra a equipe para auxiliar na correição.

O MPMS é representado também pelos Promotores de Justiça Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos, Lindomar Tiago Rodrigues e Manoel Veridiano Fukuara Rebello Pinho, que integram o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como membros auxiliares. O grupo vai passar pelas Promotorias de Justiça que trabalham com crimes violentos letais intencionais, controle externo da atividade policial e sistema prisional nas cidades de Itajaí, Joinville, São José, Palhoça e na Capital.

Na manhã desta segunda-feira (6/12) aconteceu a solenidade que marcou a abertura dos trabalhos. O Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fernando da Silva Comin, destacou que este é um trabalho realizado pelo CNMP ao longo do ano e que, agora, chega à Santa Catarina.

“Este é um momento especial para nós. Esta correição pretende identificar as boas práticas e os bons processos de gestão que são realizados pelo MPSC. Obviamente, isso é uma via de mão dupla. Nós também nos beneficiamos deste olhar da Corregedoria para aprimorarmos os nossos processos e a nossa forma de trabalho”, disse o PGJ.

A visita do CNMP tem a intenção de replicar as boas práticas do MP de Santa Catarina, já que o modelo de sistema prisional do estado é uma referência nacional, bem como visa analisar o trabalho que vem sendo feito pelas Promotorias de Justiça. “Estamos aqui bastante otimistas com a capacidade que o Ministério Público tem de se reinventar e refazer. Viemos para buscar, principalmente captar as boas práticas de Santa Catarina para serem difundidas e para que eventuais falhas ou equívocos sejam alertados e corrigidos”, afirmou o Corregedor Nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel Rabello de Souza.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento: Fernando da Silva Comin, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Marcelo Weitzel Rabello de Souza, Corregedor Nacional do Ministério Público; Mário Luiz de Melo, Subcorregedor-Geral do MPSC; Rinaldo Reis Lima, Promotor de Justiça do MP do Rio Grande do Norte, Corregedor Nacional do MP no biênio 2019-2021 e Conselheiro reeleito para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Jaime de Cássio Miranda, Procurador da Justiça Militar, Secretário-Geral do CNMP e Conselheiro eleito para o CNMP; Ângelo Fabiano Farias da Costa, Procurador do Trabalho e Conselheiro eleito para o CNMP; Paulo Cezar dos Passos, Procurador de Justiça do MP de Mato Grosso do Sul e Conselheiro eleito para o CNMP; Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, Procurador Regional da República e Conselheiro do CNMP nos biênios 2017-2019 e 2019-2021; Eduardo de Oliveira Rodrigues, Vice-Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina; Gladys Afonso, Subprocuradora-Geral de Justiça para assuntos administrativos do MPSC; e Marcelo Gomes Silva, Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público.

Os membros da Corregedoria Nacional ficarão no estado até a próxima quinta-feira (9/12).

Texto: Assessoria de Comunicação MPSC, editado por Waléria Leite – jornalista da Assecom/MPMS