O novo programa do podcast “Descomplica MP” já está disponível nas plataformas digitais e a temática apresentada nesta nova edição é o racismo estrutural e suas consequências para a sociedade brasileira. O tema abordado traz dados do Atlas da Violência de 2020, que mostram que jovens negros figuram como as principais vítimas de homicídios do País e que as taxas de mortes apresentaram forte crescimento ao longo dos anos.

Para tratar do assunto, o programa entrevista os Promotores de Justiça Marcos André Sant’Ana Cardoso, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Coxim e Coordenador Adjunto do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nupier), e Douglas Silva Teixeira, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Camapuã e membro auxiliar do referido núcleo.

No podcast, os membros explicam o que é racismo estrutural, abordando suas consequências e o cenário atual no Brasil, e falam a respeito da atuação do MPMS para combater o crime em Mato Grosso do Sul e também sobre o Nupier, que foi criado para adotar medidas efetivas que valorizem a diversidade e a integração, bem como para realizar ações voltadas para a temática étnico-racial, visando à promoção e à defesa dos direitos humanos.

O “Descomplica MP” é uma produção da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ouça o podcast sobre “Racismo Estrutural” aqui.

Ficha Técnica:

Apresentação: Ana Carolina Vasques e Ana Paula Leite

Supervisão: Bianka Karina Barros da Costa, Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MP

Coordenação-Geral: Cynthia Silveira

Edição e Coordenação Digital: José Guilherme de Oliveira

 

 

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS