As provas do XXIV Processo de Seleção de Estagiários do Ministério Público de Mato Grosso do Sul aconteceram neste domingo (27/3). Foram 3.570 candidatos aptos a participar do concurso em Campo Grande e mais 54 municípios do interior do Estado.

As provas foram eliminatórias e classificatórias e, de acordo com o edital, as vagas são destinadas aos estudantes dos níveis de ensino superior e médio regularmente matriculados e com frequência efetiva em instituições de ensino oficial, autorizadas ou reconhecidas nos órgãos competentes, e conveniados com o MPMS.

Segundo a Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, Coordenadora da Gestão de Estagiários de Direito (GED) e Presidente da Comissão do Processo Seletivo, o estagiário é uma força de trabalho muito valorizada no Ministério Público de MS. “A ideia do estágio é oferecer ao acadêmico a experiência, com a oportunidades de o estudante colocar na prática o conhecimento adquirido durante o seu curso de formação. Se de um lado ele traz o frescor do curso de formação, de outro, temos a experiência da Instituição, pois ele manterá contato com Procuradores e Promotores de Justiça, além de toda a equipe técnica dos órgãos de execução, o que acredito ser essencial na formação do futuro profissional”.

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) foi responsável pela elaboração das provas e por toda a logística do processo seletivo, que aconteceu simultaneamente em 54 municípios do estado. “O processo seletivo visa e assegura aos estudantes iguais oportunidades de ingresso no Ministério Público, através de um processo seletivo unificado, garantindo assim isonomia”, ponderou Clarissa Torres.

Os servidores Leonardo Bertaglia Agustinho e João Antônio Billó, membros da Comissão do XXIV Processo Seletivo, acompanharam a Promotora de Justiça durante as provas aplicadas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O uso de máscara foi obrigatório, cumprindo assim todas as normas sanitárias estabelecidas pela Fapec em seu Plano de Biossegurança que foi devidamente aprovado pelos municípios.

O gabarito estará à disposição dos candidatos no Diário Oficial do Ministério Público desta terça-feira (29/3).

As 54 cidades de MS que realizaram o certame

As provas do XXIV Processo de Seleção de Estagiários do MPMS foram aplicadas em: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação