A Procuradora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan e a Promotora de Justiça e Assessora Especial do PGJ, Ana Cristina Carneiro Dias, receberam nesta terça-feira (22/3) a homenagem da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), pela atuação e esforço no combate à pandemia no Estado de Mato Grosso do Sul.

A homenagem foi entregue a 42 mulheres que atuaram na linha de frente durante a pandemia da covid-19. Profissionais da saúde e operadoras do direito foram reconhecidas com o prêmio “Destaque na Saúde” no evento “Março Mulher”, realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

“Tanto na Secretaria Estadual de Saúde quanto nos 79 municípios, devemos às mulheres as vitórias que conquistamos nessa batalha. Se somos um estado onde o combate à pandemia foi grande destaque pela campanha de vacinação e outras ações, seja na organização das equipes, seja na linha de frente em hospitais, clínicas e outras unidades de saúde, seja na organização de estratégias, é porque tivemos ao nosso lado um exército de mulheres guerreiras”, declarou o Secretário de Saúde.

A Procuradora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan atuou na 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública e foi Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde, responsável pelas recomendações, fiscalizações das execuções das atividades de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica e de assistência terapêutica e farmacêutica em Campo Grande. Para ela, este prêmio representa um reconhecimento de todas as profissionais que trabalharam incansavelmente durante a pandemia para salvar vidas.

“Foi uma honra e imensa alegria partilhar essa homenagem com grandes e valorosas guerreiras da saúde: mulheres que, mesmo sobrecarregadas com dupla e até tripla jornada de trabalho, exercendo suas funções de mães, esposas e até de filhas, exaustas pela escassez de medicamentos, insumos, equipamentos, leitos de UTI e ainda de profissionais da saúde, se dedicaram diuturnamente a salvar vidas! A elas o nosso reconhecimento e gratidão eterna, que a história há de registrar!”, declarou a Procuradora de Justiça.

A Promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias foi Coordenadora da Força-Tarefa do MPMS, criada pela Portaria nº 1083/2020-PGJ para atuar em várias frentes, com o objetivo de padronizar e uniformizar a atuação de todos os membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e de intensificar a proteção dos direitos da população durante a pandemia da covid-19.

Para Ana Cristina, a homenagem é um reconhecimento às ações desempenhadas pelo Ministério Público Estadual em prol da sociedade sul-mato-grossense: “Poder, amor e moderação são alguns dos valores destacados nas mulheres de nosso estado na condução dos desafios vindos junto com a pandemia. Não tenho dúvida que a força das mulheres permanecerá em todas as dificuldades que ainda virão. Estar entre as homenageadas demonstrou a importância e a essencialidade do Ministério Público Estadual”.

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques – jornalista/Assecom MPMS

Fotos: Ascom Segov