Capacitar membros e servidores para desenvolver suas lideranças e aumentar o grau de satisfação, bem-estar e produtividade, são alguns dos objetivos do planejamento estratégico de gestão de pessoas do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Pensando nisso, membros e servidores da instituição participaram na semana passada, de forma voluntária, do evento promovido pela Envisionar, organização especialista em capacitações e consultorias para lideranças. O “Global Leadership Summit 2022” teve como objetivo desafiar as pessoas a pensarem sobre sua influência de forma estratégica na sociedade. O evento foi realizado no Templo da Primeira Igreja Batista e contou com diversos palestrantes internacionais que se revezaram durante três dias de apresentações.

O Promotor de Justiça Plinio Alessi Junior destacou os temas pautados no evento e como eles podem ser desenvolvidos em um ambiente organizacional: “O Summit é uma conferência que surpreende a todos os participantes. Parte do princípio de que todos, de alguma forma, exercem influência.  Também enfatiza que quando um líder melhora, todos ao seu redor são impactados positivamente, melhoram. Os palestrantes, pessoas de grande influência e expoentes no mundo dos negócios, de vários setores diferentes, compartilham suas histórias e nos trazem ensinamentos práticos e inspiradores. Na atual conjuntura, precisamos de líderes melhores, daqueles que valorizam todos, que valorizam o trabalho, mas também valorizam a pessoa. Princípios e valores inegociáveis, saúde e respeito, trabalho árduo e descanso, tudo isso é tratado com leveza, criatividade e bom humor. Simplesmente um evento imperdível”, destacou.

A Promotora de Justiça e Coordenadora do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX), Ludmila de Paula Castro Silva, por sua vez, destacou a importância de levar os ensinamentos de liderança e a reflexão dos benefícios deste tema para o ambiente de trabalho: “O curso The Global Leadership Summit trouxe a oportunidade de enxergar alguns gargalos que obstaculizam a capacidade de liderança, promovendo reflexão sobre a importância de ressignificar as tarefas diárias ao revesti-las de significado e propósito. O treinamento viabilizou um entendimento hialino quanto à imprescindibilidade de valorização das ideias, funções, habilidades e humanidade dos componentes de uma equipe a fim de alcançar o comprometimento de todos. Transpondo o aprendizado para o exercício do trabalho no MPMS, foi possível sedimentar que nosso sistema de valores precisa ser cada vez mais cultivado para manter hígida nossa essência e missão institucional”.

Para a diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, a experiência de ter participado do evento superou suas expectativas: “Foi meu primeiro Summit, e a experiência de vivenciar esses três dias de imersão foi incrível. Nosso time da Seplange estava em peso e a inspiração e motivação foi unânime. Difícil pontuar qual foi a melhor apresentação, pois uma complementava a outra. Acredito que podemos sintetizar muita coisa numa frase de Craig Groeschel, champion do Summit: ‘Todos melhoram quando um líder melhora.’ Agora é pôr em prática tudo que aprendemos, já vamos montar um OKR para isso”.

O chefe do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos, Reginaldo de Oliveira Vilanova, também comentou sua participação no Summit:

“Na minha opinião, foi de longe o evento mais impactante e apaixonante que participei nos últimos anos. Questões como: ‘quantos de nós estamos guardando o nosso melhor para a próxima vida quando só temos esta vida?’ ou ‘quando você vir uma ameaça, treine-se para ver a oportunidade’ ou ‘seu futuro está do outro lado de seus fracassos’, nos fazem refletir sobre o quanto estamos limitados e o quanto podemos evoluir”.

Summit

É uma iniciativa de desenvolvimento de liderança que busca apoiar pessoas no processo de reconhecimento de sua influência e consequente liderança. Iniciou-se na Willow Creek, em Chicago/EUA, e depois espalhou-se para o mundo. Hoje está presente em 110 países e é traduzido para 55 idiomas. No Brasil, o Leadership Summit é realizado pela Envisionar, organização especialista em capacitações e consultorias para lideranças.

O Leadership Summit existe desde 1995 e faz parte do Global Leadership Network, organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de capacitar lideranças.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/jornalista - Assecom MPMS com informações do site Envisionar.com

Foto: Arquivo