Criado por meio da Resolução nº 17/2012-PGJ, o Núcleo da Infância e da Juventude (NUIJ) tem, a partir desta sexta-feira (1º/4), uma área restrita no portal do Ministério Público de Mato Grosso do Sul que disponibilizará aos usuários do MPMS o acesso, mediante inserção de login e senha, a um acervo de materiais temáticos, composto por normativas, manuais de atuação, peças jurídicas, apresentações para palestras, além de divulgação de eventos, campanhas, dentre outros.

O servidor Frederick Werner Castellani Viacek, chefe do Departamento de Sistemas de Informação do MPMS, foi responsável pela criação da página do Núcleo da Infância e da Juventude, com o apoio do chefe do Setor de Programação, Willian Lugo Yamaura, do assessor técnico em desenvolvimento Lucas Moraes Coelho, e do chefe da Divisão de Desenvolvimento, Daniel Rodrigues Duarte. O objetivo da ferramenta é promover, mediante auxílio técnico-jurídico, a atuação articulada e uniforme dos órgãos de execução do Ministério Público que desempenham suas atribuições na seara da infância e juventude.

Nesta primeira etapa, foram abordados 15 temas, escolhidos dentre os assuntos que têm maior demanda no núcleo, contudo, a alimentação do espaço virtual terá continuidade com a inserção de mais materiais. A Promotora de Justiça do Núcleo da Infância e da Juventude (NUIJ), Fabrícia Barbosa Lima, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Dourados, ressalta que a ferramenta contribuirá para o desempenho das funções cotidianas dos órgãos de execução, tornando-os ainda mais céleres e eficientes.

“É de grande valia, também, a remessa de peças desenvolvidas pelos membros para que sejam inseridas no espaço virtual”, afirmou Fabrícia Lima. A Promotora de Justiça agradeceu ainda o apoio do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; do Coordenador do CAOPJIJ, Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi e equipe; do Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), Promotor de Justiça Paulo César Zeni, e aos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação.

A área restrita do NUIJ é acessada pela página inicial do MPMS, pelo Portal do CAOPJIJ ou pelo link: https://www.mpms.mp.br/nuij

Texto: Waléria Leite – jornalista/Assessora de Comunicação, com informações do NUIJ