O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Chefe de Gabinete do PGJ, Promotora de Justiça Camila Augusta Calarge Doreto, esteve presente, no dia 18/5, à sessão ordinária específica para apreciação da prestação de contas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A sessão do Pleno foi realizada presencialmente e transmitida em tempo real pelo portal do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. O Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Iran Coelho das Neves, abriu os trabalhos e passou a palavra ao Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), José Aêdo Camilo, que emitiu parecer favorável à aprovação das contas, com ressalvas e recomendações.

O Conselheiro Waldir Neves Barbosa, relator do processo, votou pelo parecer prévio favorável à aprovação das contas apresentadas pelo Governador Reinaldo Azambuja no exercício de 2021, também com algumas ressalvas e recomendações. Lembrou que o parecer prévio do TCE-MS auxiliará o julgamento que deverá ser realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul como estabelece a Constituição Estadual.

Ao final da sessão, o Presidente do TCE-MS enfatizou os próximos passos: “O trâmite é regulamentado por lei. O Tribunal de Contas fez a apreciação das contas e agora será feita a publicação do acórdão e o encaminhamento do relatório e do voto do Conselheiro Waldir Neves para a Assembleia Legislativa, para que ela pronuncie o julgamento, uma vez que quem julga é o Poder Legislativo”.

Texto e fotos: TCE-MS – editado por Waléria Leite – jornalista/Assecom MPMS