O projeto de pesquisa “Análise ambiental das áreas de preservação permanente do rio Santo Antônio com uso de sensoriamento remoto”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), recebeu do Ministério Público de Mato Grosso do Sul um barco com motor e carreta reboque para atender a unidade de Jardim, na última sexta-feira (3/6).

Os recursos para a aquisição são oriundos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo MPMS e o investimento totaliza R$ 19.360,00. O responsável pelo TAC foi o Promotor de Justiça Allan Carlos Cobacho do Prado, que, com o gerente da Unidade, Professor Doutor Anailton de Souza Gama, acompanhou a entrega oficial.

A embarcação será utilizada para a navegação dos pesquisadores sobre o rio Santo Antônio, onde poderão identificar e mapear as Áreas de Preservação Permanente (APP), com destaque para as áreas em desacordo com a legislação ambiental, bem como reconhecer geoformas erosivas existentes ao longo dos canais da rede hidrográfica.

O rio Santo Antônio, importante tributário do rio Miranda (bacia hidrográfica do rio Paraguai), é o primeiro grande afluente da margem direita, cuja foz encontra-se no limite das cidades de Guia Lopes da Laguna e Jardim (MS), próximo à “Ponte Velha”. Resultados prévios obtidos pela UEMS, entre 2019 e 2021, evidenciam que, embora na maior parte da bacia do Santo Antônio as APPs estejam em conformidade com a legislação ambiental, há diferentes locais com ausência de vegetação e/ou faixas em desacordo com a atual legislação.

Texto e fotos: UEMS, com edição de Waléria Leite – jornalista/ASSECOM MPMS