O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pela Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, participou nessa quarta-feira (1º/6) da live “Feminicídio: o problema também é seu”, promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública, em seu canal no YouTube, em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado naquela data.

O objetivo da Escola Superior da Defensoria Pública foi sensibilizar e conscientizar a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres pode ser o prenúncio de uma morte violenta.

Luciana Rabelo apresentou dados sobre o feminicídio durante a live: “Hoje estamos aqui para falar, infelizmente, sobre os dados que temos de feminicídio em nosso país. O Brasil é considerado o país que ocupa o quinto lugar em ocorrência de feminicídio no mundo. Isso é muito triste, mas talvez estejamos em patamar ainda mais elevado, em primeira ou segunda colocação, porque ainda temos dificuldade no mapeamento desses dados, que ainda não são consistentes”.

A Promotora de Justiça lembrou que a violência de gênero não atinge apenas as mulheres em sentido biológico, mas também se estende às mulheres transexuais, que, quando são as vítimas, acabam sofrendo o delito com ainda mais violência, pois é agravado pela transfobia.

O Ministério Público Estadual realiza o mapeamento dos casos de feminicídio desde a morte de Isis Caroline, que foi o primeiro caso classificado como feminicídio em Mato Grosso do Sul, ocorrido em 1º de junho de 2015, e pode ser acessado aqui.

Após, a Defensora Pública Graziele Carra Dias, que atua na área de proteção às mulheres, abordou temas como tolerância, direito à informação e sociedade. Ao final, foram esclarecidas dúvidas dos participantes.

Confira a palestra na integra aqui

Waléria Leite – jornalista/Assessora de Comunicação

Imagem: internet