O Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo e é extremamente rico quando se trata da fauna brasileira. A região abriga grande parte dos animais existentes no país, com mais de 1,2 mil espécies de animais nativos e dezenas deles em extinção.

O aumento das queimadas no Pantanal tem sido significativo nos últimos anos, mas em 2020 o número se tornou ainda mais preocupante. Em setembro de 2021, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que as queimadas na região atingiram o recorde, com mais de 16 mil focos de incêndio.

Em maio deste ano, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul apresentou relatórios de propriedades prioritárias, para realizar o trabalho de prevenção a incêndios para o ano de 2022. Foram identificadas 326 propriedades rurais prioritárias, situadas nos Municípios de Aquidauana, Corumbá, Miranda, Ladário e Porto Murtinho.

Para tratar do assunto, em atenção a Semana do Meio Ambiente, o programa entrevista o Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Furtado Loubet.

No podcast, Luciano Loubet vai falar sobre o Programa Pantanal em Alerta, os dados dos Relatórios de Áreas Queimadas no Bioma Pantanal de MS em 2021 e das Áreas Prioritárias para o ano de 2022, além das estratégias a serem adotadas para a prevenção e combate aos incêndios no Pantanal em 2022, por ordem de prioridade.

O “Descomplica MP” é uma produção da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ouça o podcast “Pantanal em Alerta” aqui.

Ficha Técnica:

Apresentação: Ana Carolina Vasques e Ana Paula Leite

Supervisão: Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa

Coordenação Geral: Cynthia Silveira

Captação, Edição e Coordenação Digital: José Guilherme de Oliveira e Felinto Paes de Barros Neto

Texto: Ana Paula Leite/jornalista - Assecom MPMS