O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais, Antonio Siufi Neto, participou, nesta segunda-feira (12/9), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), da reunião que apresentou aos partidos políticos, federações e coligações partidárias, bem como à imprensa local, os procedimentos relacionados à Auditoria de Votação Eletrônica. 

O Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto faz parte da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-MS, que é coordenada pelo Juiz de Direito Olivar Augusto Roberti Coneglian, e tem o intuito de verificar, por meio de amostragem, a segurança e o funcionamento das urnas eletrônicas.

Como ocorre a Auditoria

O procedimento, que acontece durante o dia e horário das eleições oficiais, conta com a participação de representantes de partidos políticos, entidades fiscalizadoras e voluntários, que preenchem as cédulas de papel com votos nos candidatos oficiais. Essas cédulas, por sua vez, são preenchidas com números correspondentes a candidatos registrados e votos de legenda, assim como votos nulos e brancos.

O resultado verificado na totalização dos computadores deverá coincidir com o resultado das respectivas urnas eletrônicas, a fim de comprovar que não houve adulteração, subtração ou acréscimos na votação das urnas eletrônicas.

Seções eleitorais escolhidas

Nas Eleições 2022, do total de urnas que serão utilizadas nas seções de Mato Grosso do Sul, 20 passarão pela amostragem. Essas urnas serão sorteadas no sábado (1º de outubro), véspera da eleição, entre as mais de 7 mil seções eleitorais do Estado. Imediatamente após o sorteio das seções, os respectivos Juízes Eleitorais serão notificados para recolher a urna sorteada no local de votação e aguardar a retirada pela equipe responsável pela coleta.

Como as urnas sorteadas seriam utilizadas na votação oficial, urnas substitutas serão preparadas para serem utilizadas nas seções.

 

Texto: Ascom TRE-MS com edição de Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Foto: TRE-MS