O balanço nacional da Operação “Mata Atlântica em Pé” foi apresentado em live nesta sexta-feira (30/9). A inciativa voltada a combater o desmatamento e a recuperar áreas degradadas do bioma no País foi iniciada no dia 19 de setembro e ocorreu simultaneamente nos 17 estados da Federação abrangidos por esse tipo de ecossistema.

Em Mato Grosso do Sul, a operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) e foi coordenada pelo Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet, do Núcleo do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, constando que cerca de 526,5 hectares de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica foram suprimidos ilegalmente.

Foram expedidos 21 autos de infração nas 24 fiscalizações ocorridas na semana da operação, totalizando o valor de R$ 2.961.030,00 em multas aplicadas.

Vale destacar que os 46 alvos foram identificados pelo Núcleo de Geotecnologias (Nugeo) do MPMS e extraídos a partir dos dados elaborados pelo Programa DNA Ambiental (Programa de Detecção de Desmatamento Ilegal de Vegetação Nativa), que realiza análises multitemporais para identificação dos desmatamentos possivelmente ilegais no Estado.

A PMA informou que os demais alvos já foram devidamente catalogados em ordem de serviço e enviados para as subunidades do Batalhão da Polícia Militar Ambiental para atendimento.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom-MPMS

Fotos: PMA