Faltando 6 dias para as eleições de 2022, Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul da capital e do interior acompanham o processo de fiscalização e preparação das urnas eletrônicas.

O processo é acompanhado por juízes, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, além de técnicos e representantes dos partidos políticos e coligações. Este procedimento envolve carga e lacração das urnas, que consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre eleitores e candidatos.

Em Mato Grosso do Sul serão preparadas 8.088 urnas eletrônicas, das quais 1.176 (14%) são de contingência, ou seja, para utilização em caso de eventual necessidade de substituição. Conforme cronograma, o procedimento teve início no dia 17, em Campo Grande, e no dia 20, no interior do Estado.

O procedimento é aberto ao público e acompanhado por Juízes Eleitorais, Promotores de Justiça, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes de partidos, coligações, federações e candidatos.

Em Dourados, o ato foi acompanhado pelos Promotores de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Junior e Fernando Jamusse. Nas demais cidades do interior do Estado, o procedimento contou com a participação dos membros do MPMS: Promotora de Justiça Nara Mendes dos Santos Fernandes, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Amabai; Promotor de Justiça George Zarour Cezar, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ribas do Rio Pardo; Promotora de Justiça Talita Zoccolaro Papa Muritiba, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Miranda; Promotor de Justiça William Marra Silva Júnior, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Bela Vista; o Promotor de Justiça Fábio Adalberto Cardoso de Morais, titular da Promotoria de Justiça de Eldorado; Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Paranaíba; Daniel do Nascimento Britto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ivinhema e Promotor de Justiça Rodrigo Cintra, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Fátima do Sul.

Em Campo Grande, o Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger acompanhou o procedimento da 44ª Zona Eleitoral.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS com informações TRE-MS

Fotos: MPMS