A Corregedoria Nacional do Ministério Público encerrou, nesta sexta-feira (7/10), a correição extraordinária de fomento à resolutividade em unidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS).

A inspeção ocorreu nas Promotorias de Justiça de Campo Grande e em órgãos auxiliares que atuam nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infância e juventude, patrimônio público, violência e vitimização policial, igualdade étnico-racial, segurança alimentar, violência de gênero, defesa da mulher, feminicídio e direitos da população LGBTQIA+, defesa de outros grupos vulneráveis e direitos das vítimas.

Na abertura da solenidade de encerramento, o Procurador de Justiça Gregório Assagra de Almeida, membro do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e membro colaborador da Corregedoria Nacional do MP, elogiou a organização e a atuação dos membros e servidores do MPMS: “Esta é a primeira correição com a temática voltada para a resolutividade, e encontramos um Ministério Público que produz impactos sociais de transformação. Tomei conhecimento de uma instituição tão bem organizada, que saio daqui satisfeito e emocionado com a maneira resolutiva e assertiva que esta instituição trabalha em prol da sociedade”.

Na avaliação do Coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional do MP, Marco Antônio Santos Amorim, os membros da Corregedoria Nacional saem satisfeitos com o que foi apresentado: “É com esse sentimento de alegria que chegamos e que saímos daqui do Mato Grosso do Sul. Fizemos uma reunião para colher as impressões e vimos colegas empenhados em fazer trabalhos com resolutividade, voltados para a sociedade. Saímos com a certeza de que esse é Ministério Público que queremos, pelo modelo de atuação, de carinho e de envolvimento. Saímos também com essa sensação de esperança, de que é possível fazer. Parabenizo os colegas do MPMS por fazerem o verdadeiro Ministério Público da Constituição de 88”.

O Corregedor Nacional do MP, Conselheiro Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, destacou as boas práticas realizadas no MPMS, bem como a atuação dos membros e servidores da instituição: “Nós saímos daqui gratos pela acolhida, por vivenciar este momento de transformação do Ministério Público brasileiro. Este é um Ministério Público que é verdadeiramente agente de transformação social. Tivemos a alegria de conhecer essas diversas ações que vocês fazem em prol do coletivo do Mato Grosso do Sul. A correição é apenas um procedimento normal para que levemos ao plenário nacional as práticas que vocês realizam – e são inúmeras. Viemos focados em correcionar de forma positiva e de forma a contribuir com o fortalecimento do Ministério Público. E este MP é verdadeiramente o Ministério Público de 1988. Ontem, fui à Casa da Mulher Brasileira e fiquei impressionado com a qualidade do trabalho, com a integração que existe, com o foco no acolhimento e na resolução do conflito. Saio daqui muito contente com todo esse trabalho que comprovamos e vamos levar para todos os Ministérios Públicos do Brasil”.

Para o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, a data de hoje simboliza mais um avanço do MPMS, pois é uma oportunidade de levar ao cenário nacional as iniciativas desenvolvidas pelos membros da instituição: “Pudemos mostrar o que estamos fazendo, construindo e melhorando. Tudo que fazemos aqui está disponível para ser compartilhado com todo o Ministério Público brasileiro, pois toda nossa atuação é pautada pelo comprometimento com a sociedade e com a resolução de conflitos. As nossas boas práticas são exemplos do que é possível fazer e transformar na sociedade”.

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e composta pelo Corregedor Nacional do Ministério Público, Conselheiro Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto; pelo Procurador de Justiça do MPMS e Conselheiro Nacional do MP Paulo Cezar dos Passos; pelo Procurador de Justiça do MPMG e membro colaborador da Corregedoria Nacional do MP Gregório Assagra de Almeida; pelo Chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional do MP, Marcelo José de Guimarães e Moraes; pelo Coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional do MP, Marco Antônio Santos Amorim; pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Romão Avila Milhan Junior; e pela Secretária-Geral do MPMS, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa.

 

Texto: Ana Carolina Vasques – Jornalista – Assecom/MPMS

Fotos: Ana Paula Leite – Jornalista – Assecom/MPMS