Quando pensamos na relação entre a raça humana e o meio ambiente, vemos quão dependentes somos da natureza e, ao mesmo tempo, que todas as nossas ações têm um impacto - muitas vezes negativo - na preservação ambiental. Por isso, adotar uma postura sustentável de verdade significa rever todos os nossos passos para minimizar os riscos da degradação. Ser ecofriendly é, acima de tudo, estar 100% do tempo atento para preservar o planeta.

Se o assunto é reciclagem, essa dedicação também deve ser integral. E isso não significa que precisamos nos desdobrar ainda mais para sermos ecologicamente corretos. Basta incorporar a cultura da separação e do descarte e, em pouco tempo, as ações sustentáveis passam a ser quase que automáticas.

O que queremos dizer é que não devemos separar adequadamente os recicláveis, encaminhando-os para a triagem da maneira correta, somente enquanto estamos em casa, tendo atitudes contrárias em outros ambientes que frequentamos. A ação de gerir corretamente os resíduos deve se estender conosco para qualquer espaço: em casa, no trabalho, na escola, na universidade e nas ruas.

Se não pensarmos assim, não conseguiremos fazer com que a adesão aumente, reduzindo o volume de resíduos destinados inadequadamente. Aliás, já temos descartes inapropriados até mesmo no espaço. Você sabia que existem fragmentos de satélites e de foguetes, equipamentos inoperantes e até mesmo ferramentas orbitando o nosso planeta?

Por fim, quando abraçamos essa causa de verdade, incorporando a separação e o descarte corretos em nossa rotina desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir, também contribuímos para disseminar a importância desses atos. Afinal, nós somos influenciadores em nossos meios e muitas pessoas ao nosso redor podem passar a agir de forma mais sustentável ao nos observar.

Por isso, precisamos reforçar diariamente: vamos separar os resíduos, descartá-los corretamente e incentivar nossos colegas, amigos e familiares a fazerem o mesmo.

*Este é um conteúdo produzido pelo “Projeto Resíduos Sólidos – Disposição Legal”, realizado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (CAOMA/Núcleo Ambiental), Tribunal de Contas Estadual, SEMAGRO do Governo do Estado e UEMS. Este Projeto visa a buscar alternativas para extinção dos lixões e implementação da Lei de Resíduos Sólidos no Estado, em especial desenvolvendo soluções consorciadas benéficas para toda a sociedade estadual.