O Núcleo Eleitoral do MPMS disponibilizou, nesta segunda-feira (17/10), o relatório com o balanço da atuação do Ministério Público Eleitoral nas eleições do Estado, realizadas no dia 2 de outubro de 2022. O relatório foi enviado ao Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) pelo Coordenador do Núcleo Eleitoral, Promotor de Justiça Moisés Casarotto.

Foram registradas 23 denúncias no Ministério Público Eleitoral, sendo 17 na Ouvidoria do MPMS e 6 do Núcleo Eleitoral do MPMS. Ainda foram registradas pela Polícia Militar 15 ocorrências. Os principais ilícitos apontados perante o MPMS e a PM foram: 5 registros de boca de urna, 2 de compras de voto, 9 de derrames de santinho e 9 de registros de imagem na cabine de votação. O Núcleo Eleitoral do MPMS reforça que esses são dados preliminares, que outras denúncias estão sendo averiguadas e contabilizadas pelos demais órgãos oficiais de fiscalização.

Cabe destacar que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul reforçou o número de Promotores de Justiça que atuaram no primeiro turno. Ao todo 76 Promotores de Justiça, sendo 49 titulares e 27 auxiliares, fiscalizaram o dia da votação nas 49 zonas eleitorais de todo o Estado.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS